21.03.2025 às 14:20h - atualizado em 21.03.2025 às 14:32h - Educação

Regional de Educação segue com dificuldade na efetivação de professores

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Regional de Educação segue com dificuldade na efetivação de professores

O grande concurso do magistério estadual realizado no ano passado não tem sido suficiente para garantir a efetivação de professores. A Regional de Educação de Itapiranga segue com carência nas 14 escolas nos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. Foram oferecidas 34 vagas, porém apenas 17 professores foram nomeados e assumirem turmas a partir deste ano.

Conforme o Supervisor Regional, Inácio Rhoden, profissionais de outras regiões também escolheram aulas nos municípios da regional. Segundo ele, a Secretaria de Estado da Educação já confirmou para junho a segunda chamada de professores aprovados no concurso. A maior carência está nas disciplinas de química, física.

Inácio Rhoden defende maior mobilização para incentivar as pessoas a buscarem a carreira de professor. A situação é considerada preocupante devido à falta de professores. Inácio Rhoden informa ainda que em abril terá a contratação de oito profissionais na área administrativa para as escolas de abrangência da regional de Itapiranga.

A contratações vai ocorrer para os cargos de Assistente de Educação, Especialista e Assistente Técnico Pedagógico. De acordo com o Supervisor, é uma forma de qualificar a educação, pois o desafio é constante para os alunos, professores e gestores escolares.

O Supervisor Regional da Educação destaca um novo método de alfabetização. Inácio Rhoden considera que está ocorrendo um avanço significativo em projeto piloto implantado em duas escolas da região. Ele menciona que PNAIC, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, foi um grande avanço com proposta de alfabetizar as crianças até o final do segundo ano.

Rhoden avalia que o PNAIC faz parte do passado e o novo método IntraAct é baseado na neurociência, pois respeita os processos neurais que ocorrem no ato da leitura e escrita e a forma como o cérebro assimila as informações para chegar na sua eficiência máxima.

Este sistema está sendo testado nas escolas Vendelino Seidel e São Lourenço, ambas de Iporã do Oeste. O Supervisor reconhece que ainda é cedo para fazer avaliação, mas considera que está ocorrendo um avanço significativo para estimular as crianças.

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