21.01.2021 às 17:37h - atualizado em 22.01.2021 às 10:09h - Política
O novo modelo cívico-militar da Escola Estadual Jaldyr Bhering Faustino da Silva, foi o principal assunto do encontro entre o prefeito Wilson Trevisan, e o vice-prefeito Edenilson Zanardi, com a coordenadora Regional de Educação, Eliane Galeazzi.
São Miguel do Oeste é um dos cinco municípios a ser contemplado com uma escola neste formato, em Santa Catarina. Os outros quatro são Biguaçú, Chapecó, Palhoça e Blumenau.
Eliane ressaltou que a escola continuará seguindo a proposta curricular catarinense, à luz da Base Nacional Curricular. “Nada muda neste sentido, pois o diferencial serão os projetos desenvolvidos pelos militares, que focam no civismo, cidadania, ética, moral e patriotismo”.
Estarão atuando no educandário, além do quadro efetivo e de ACTs, cerca de 15 militares que auxiliarão na gestão administrativa e pedagógica, baseados em cinco valores: honestidade, civismo, dedicação, excelência e respeito. Eles também irão orientar os alunos sobre disciplina, ações de educação cívica, conservação da unidade, organização de eventos e apoio socioemocional.
A escola tem capacidade para atender 1.000 alunos do município e da região, e o ensino será ofertado a partir do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.
O prefeito destacou que a Municipalidade estará ofertando o transporte escolar para os estudantes que necessitarem e o acolhimento aos alunos das séries iniciais que forem remanejados desta unidade estadual para escolas mais próximas. “Estamos prestando nosso apoio para que este novo formato esteja disponível a todos os estudantes de nossa cidade. Acreditamos que esse modelo de educação cívico-militar trará uma formação mais completa, com o desenvolvimento de importantes valores para a vida destes jovens”.
Inscrições e início das aulas
Eliane informou que as matrículas serão realizadas conforme o calendário da rede estadual, nos dias 03 e 04 de fevereiro, via plataforma da Secretaria de Estado da Educação. E o ano letivo 2021, para os alunos, terá início no dia 18 de fevereiro de 2021.
A direção permanece com a professora Valderice Slaviero, que teve seu Plano de Gestão aceito pela comunidade escolar em 2019 e que a partir de agora contará com o apoio de dois oficiais militares na gestão escolar.
Investimento em adequações
A escola receberá um investimento de R$ 1 milhão de recursos repassados pelo MEC para a Secretaria de Estado da Educação, a fim de realizar as adequações que incluem reforma, pintura, aquisição de laboratórios, materiais, entre outros.
Fonte: ASCOM
Foto(s): ASCOM
Comentar pelo Facebook