20.11.2024 às 09:52h - atualizado em 20.11.2024 às 09:55h - Saúde

CAPS de Mondaí promove nesta quinta, palestra sobre prevenção ao câncer

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

CAPS de Mondaí promove nesta quinta, palestra sobre prevenção ao câncer
Foto: Divulgação

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Mondaí está promovendo uma ação conjunta com a Secretaria de Saúde, em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção ao câncer e cuidados com a saúde.

Conforme a enfermeira e coordenadora do CAPS, Natália Cristina Da Silva, nesta quinta feira, 21, será realizada uma palestra na Casa da Cultura, a partir das 09h, com a participação da doutora Vanessa, médica clínica do CAPS. Na oportunidade serão abordados temas como prevenção de cânceres comuns, como o de mama e colo de útero para as mulheres, e o câncer de próstata para os homens.

Natália enfatiza que o objetivo é orientar os usuários sobre a importância da prevenção, identificar sinais de alerta e buscar ajuda médica sempre que necessário. A enfermeira e coordenadora do CAPS, Natália Cristina Da Silva destacou que embora o evento tenha foco nos cuidados de saúde da mulher e do homem, a participação é aberta a todo o público.

Natália enfatiza que além da palestra, o CAPS tem se empenhado em proporcionar atividades de atendimento individual e em grupo, além de ações educativas sobre saúde física e mental.

A coordenadora reforçou que no serviço de saúde mental, o objetivo é que os usuários aprendam a se cuidar e a perceber alterações no próprio corpo, como forma de buscar o acompanhamento médico e psicológico.

Em relação ao atendimento, Natália Cristina Da Silva explicou que o CAPS de Mondaí está à disposição para aqueles que necessitam de apoio. Ela salienta que o serviço abrange não apenas o município de Mondaí, mas também as cidades vizinhas de São João do Oeste, Iporã do Oeste e Riqueza.

A enfermeira e coordenadora do CAPS explica que qualquer pessoa que esteja passando por dificuldades emocionais ou que conheça alguém que precise de ajuda pode procurar o CAPS.

Natália Cristina Da Silva enfatiza que o primeiro atendimento ocorre por meio de uma entrevista de acolhimento, onde são avaliadas as necessidades individuais para que seja possível oferecer posteriormente o tratamento adequado.

A coordenadora ainda ressaltou que os moradores dos municípios vizinhos devem procurar a unidade de saúde local para o encaminhamento ao CAPS, garantindo com que o transporte e o acesso ao serviço sejam facilitados.

As ações, reafirmam o compromisso do CAPS com a saúde mental e o bem-estar da comunidade, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre a importância da prevenção em saúde física, especialmente em relação ao câncer.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.