20.09.2024 às 14:43h - Curiosidades

Perseguições da guerra em Itapiranga repercutem na imprensa do Japão

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Perseguições da guerra em Itapiranga repercutem na imprensa do Japão
Foto: Leandro Mayer

Jornalistas japoneses estiveram em Itapiranga no mês de agosto para uma reportagem sobre perseguições que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial. A publicação ocorreu na quarta-feira desta semana e coloca Itapiranga em destaque na imprensa japonesa. O escritor e historiador de Itapiranga, Leandro Mayer, acompanhou o trabalho dos jornalistas japoneses e relata os motivos da reportagem.

Os fatos ocorridos na região de Itapiranga entre 1937 e 1945, no período do Estado Novo já foram motivo de várias publicações. A maior repercussão ocorreu com o livro, O Retrato da Repressão, publicado por Leandro Mayer em 2017. Na sequência teve diversas publicações incluindo um filme nacional destacando as perseguições sofridas pelos alemães.

O historiador comenta que o interesse dos japoneses também ocorreu em virtude de um pedido formal de desculpas do governo brasileiro, devido as perseguições durante a Guerra. Leandro Mayer salienta que italianos e alemães ainda não tiveram este reconhecimento do governo brasileiro sobre perseguições que sofreram.

O escritor itapiranguense destaca que a reportagem é de grande repercussão e mostra o olhar da imprensa japonesa, em um jornal com oito milhões de exemplares diário, o maior jornal de influência no Japão. Os jornalistas japoneses buscaram apresentar os desdobramentos locais contra pessoas de origem alemã durante a Segunda Guerra Mundial, na comparação que os japoneses também enfrentaram em outras regiões do Brasil.

O governo brasileiro formalizou um pedido de desculpas pelas perseguições aos imigrantes japoneses, porém ainda não ocorreu este gesto com os alemães e italianos. Segundo Leandro Mayer, a reportagem destaca o que aconteceu com os japoneses e com outras etnias, no mesmo período, em especial alemães e italianos.

O historiador também foi pauta do trabalho dos japoneses, pois já tem diversas publicações com grande riqueza de informações. Mayer buscou no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, subsídios para publicações tendo como personagem central Antônio Kliemann, morador de Itapiranga que foi preso e torturado durante as perseguições na Segunda Guerra Mundial.

Fatos ocorridos em Itapiranga durante a Segunda Guerra Mundial ainda vão resultar em novas publicações. O historiador, Leandro Mayer, destaca que a comunidade local tem grande interesse e esta valorização por fatos históricos motiva os trabalhos de pesquisa e publicações. São dezenas de publicações de diferentes escritores.

Mayer considera que uma nova geração de escritores tem brande potencial para pesquisas na busca de informações sobre fatos marcantes de Itapiranga e municípios vizinhos. Conforme Leandro Mayer, destacou que projeta novas publicações com fatos inéditos e importantes para a comunidade local. Ele ressalta que o reconhecimento da população serve de motivação para seguir este trabalho.

Foto(s): Leandro Mayer

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.