20.06.2021 às 20:53h - atualizado em 21.06.2021 às 13:01h - Vacina

Município avança em campanha de vacinação contra a Covid

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Município avança em campanha de vacinação contra a Covid

A secretária da Saúde de Itapiranga, Clair Heinen, faz avaliação positiva da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

O município tem feito um trabalho bastante intenso e com resultados positivos no combate à pandemia. A campanha de vacinação iniciou em 20 de janeiro e no momento mais de 30% da população já recebeu a primeira dose da vacina de combate à Covid-19.

9% dos itapiranguenses já recebeu a segunda dose. A secretária destaca que a vacinação iniciou com a AstraZeneca da Oxford com intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda dose e a CoronaVac com intervalo de 28 dias. Na semana passada, o município recebeu o primeiro lote da vacina da Pfizer.

Clair Heinen ressalta que em julho se inicia segunda dose e deve aumentar de forma significativa o número de pessoas imunizadas em Itapiranga. A secretária da Saúde comemora o fato de menos de um por cento das pessoas terem rejeitaram a imunização entre os grupos que possuem direito a vacina. Ela reconhece que é um direito das pessoas, mas elogia a população pelo comprometimento e responsabilidade em aderir a vacinação.

Nesta quarta-feira, 23, serão imunizadas pessoas com 53 anos ou mais, e na quinta-feira, 24, acima de 52 anos, sem comorbidades e grupos prioritários. Na sexta-feira, 25, será aplicada a segunda dose.

Clair chama atenção para um fato positivo com a volta às aulas. Monitoramento das crianças com planilha detalhada mostra redução de crianças com Covid após o retorno das aulas presenciais. A secretária da Saúde afirma que tudo é feito seguindo indicadores de saúde com a comprovação de menor risco possível para os alunos em sala de aula.

Itapiranga aplicou mais de sete mil doses da vacina contra a Covid-19. O boletim semanal atualizado de vacinação contra a Covid-19, divulgado pela secretaria de Saúde na sexta-feira, 18, confirma que até o momento foram aplicadas 7.049 doses do imunizante contra o coronavírus em Itapiranga. 5.473 receberam a primeira dose da vacina que combate o Coronavírus. 1.576 já receberam a segunda dose e são consideradas pessoas imanizadas contra a Covid-19.

Itapiranga já registrou 2.517 pessoas confirmadas com a doença. 2.473 já superaram a Covid, 27 seguem com o vírus ativo e 17 morreram em decorrência da doença.

O alerta permanece devido aos casos de Covid que ainda ocorrem em Itapiranga. Esta foi considerada uma semana altamente positiva com a confirmação de apenas 23 casos nos cinco dias que são realizados os testes. Clair lembra que ninguém tem aval para abandonar as medidas de prevenção. Ela é otimista que nos próximos meses a situação já deve ser mais tranquila com o avanço na imunização.

Clair Heinen observa que a Campanha de Vacina contra a Gripe registra menor adesão em comparação aos anos anteriores, porém, os números são animadores com quase 2.000 idosos vacinados, além de 1.100 crianças.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.