20.04.2024 às 10:47h - atualizado em 20.04.2024 às 10:50h - Geral

Peperi Debates discute saída e permanência do jovem no campo

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Peperi Debates discute saída e permanência do jovem no campo

O Peperi Debates deste sábado voltou a discutir as razões que levam o jovem a sair do campo e as questões que contribuem para a permanência e sucessão nas pequenas propriedades rurais. O êxodo rural foi o tema do programa desta manhã porque durante a semana a Epagri realizou a aula inaugural do Curso de organização, gestão e protagonismo com o Jovem rural. O debate contou com a participação da coordenadora do curso de Curso de organização, gestão e protagonismo com o Jovem rural, Simone Bianchini, do presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Lírio Wathier e do jovem agricultor, Jean Kohnlein. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

De acordo com a coordenadora do curso de Curso de organização, gestão e protagonismo com o Jovem rural, Simone Bianchini, o movimento de saída dos jovens do campo já foi mais intenso, mas agora dá sinais de recuo. Na visão de Simone, o cenário da agricultura na região permite o desenvolvimento de projetos de vida com renda e qualidade de vida para os jovens. Ela comentou que a falta de diálogo entre as gerações ainda é uma das principais dificuldades que contribuem para a saída dos jovens do campo.

O presidente do Sindicato dos Trabalhos Rurais, Lírio Wathier também entende que o êxodo rural é um problema grave, mas que o ritmo de saída dos jovens do campo vem diminuindo. Na visão do sindicalista, a renda é a questão central desse tema./ De acordo com Wathier, sem dinheiro no bolso, o jovem não vão ficar. O sindicalista comentou ainda que outras políticas públicas são importantes para evitar o êxodo rural, como por exemplo, linhas de crédito especificas para que os jovens possam comprar um pedaço de terra.

O agricultor Jean Kohnlei citou que o número de jovens que decide ficar no campo é muito pequeno e a maioria decide sair em busca de outra vida nas cidades. Ele disse, no Peperi Debates de sábado, que esse movimento está diminuindo, especialmente entre as mulheres que estão assumindo as propriedades da famílias, mas o êxodo rural ainda é um desafio. Jean destacou que a renda é o elemento que mais pesa na hora de decidir sair ou permanecer. Ele disse que é preciso que o jovem tenha acesso a parte da renda gerada pela propriedade. Para Jean, a conversa com a família para definir o papeis e os espaços de cada um, inclusive do jovem, é fundamental para garantir a sucessão nas pequenas propriedades.

Confira o Peperi Debates deste sábado.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.