20.03.2025 às 09:10h - atualizado em 20.03.2025 às 08:31h - Geral
O município de Iporã do Oeste está enfrentando sérios problemas devido à estiagem que já afetou a região como um todo e tem gerado impactos diretos no abastecimento de água e em serviços essenciais à comunidade.
Conforme o diretor de transportes e obras Claudir Steinhaus, devido à escassez de chuvas, a demanda por água aumentou consideravelmente nos últimos dias, principalmente por parte dos produtores rurais da região, levando vários municípios a decretarem estado de emergência, inclusive com possibilidade de Iporã do Oeste também fazer o decreto.
Em entrevista Claudir explica que para atender à crescente necessidade de abastecimento de água nas propriedades, a administração municipal está disponibilizando um caminhão pipa e contratou uma empresa terceirizada para fornecer mais um caminhão, para realizar o transporte de água.
Claudir Steinhaus cita que o custo para os produtores é de R$ 96,00 por carga de 8 a 10 mil litros. No entanto, caso algum produtor necessite de uma maior quantidade de água, ele deve procurar empresas particulares para complementar o abastecimento.
Os produtores que necessitarem de abastecimento podem entrar em contato com a garagem da Prefeitura pelo telefone 3634-1388.
Claudir Steinhaus destacou que as condições das vias também estão sendo severamente impactadas pela seca. Com isso, o processo de escarificação, que requer grande quantidade de água para a compactação do solo e a manutenção das estradas, será paralisado temporariamente.
O diretor de transportes e obras salienta que a escassez de água impossibilita a continuidade desse serviço até que as chuvas retornem e o abastecimento se normalize. Entretanto, o patrolamento das estradas continuará sendo realizado, uma alternativa mais simples para garantir a trafegabilidade das vias enquanto a situação não se regulariza.
Comentar pelo Facebook