20.01.2025 às 09:54h - Geral

Epagri foca trabalhos em capacitações para agricultores e projeto Microbacias

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Epagri foca trabalhos  em capacitações para agricultores e projeto Microbacias

A Epagri está planejando uma série de atividades voltadas para o setor da agricultura, com foco em capacitação e apoio aos produtores rurais da região. Entre os destaques está o novo projeto USC Rural, também conhecido como Microbacias, que promete gerar uma demanda significativa de trabalho para os próximos meses.

Conforme o Gerente Regional da Epagri, Sidinei Simon, o planejamento para o ano de 2025 é fruto de uma consulta à sociedade realizada há quatro anos e que neste ano será novamente realizada, para garantir que as ações atendam às necessidades reais dos agricultores.

Simon destacou que a Epagri vem cumprindo a maior parte das metas estabelecidas no planejamento anterior, graças ao esforço conjunto dos agricultores e das entidades envolvidas, e que para 2025 as perspectivas para a agricultura de precisão são promissoras.

Segundo ele, a tecnologia tem sido cada vez mais presente no setor agropecuário, com inovações como o monitoramento de solos e o desenvolvimento de novas cultivares, o que tem contribuído para um aumento significativo na produtividade, com índices de até cinco vezes maiores do que há 10 ou 15 anos.

O Gerente Regional da Epagri frisou que a capacitação também continua sendo uma prioridade, com a empresa oferecendo programas voltados para áreas como pecuária de leite e corte, fruticultura, horticultura e sustentabilidade ambiental.

Simon ressaltou que a pecuária de corte tem ganhado destaque, proporcionando uma "sobrevida" aos agricultores que enfrentam dificuldades para manter suas propriedades. A conservação do solo também é uma das principais ações do programa de desenvolvimento e sustentabilidade ambiental da Epagri.

Além disso, Sidinei Simon salienta que a Epagri tem se dedicado ao fortalecimento do capital humano e social dos agricultores, com apoio das Extensionistas sociais na região.

Simon mencionou a importância das políticas públicas, destacando que em 2024 foram investidos cerca de 130 milhões de reais na região, tendo em vista que o objetivo é de ter um investimento semelhante neste ano.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.