20.01.2022 às 14:14h - Geral
O sistema operacional do Semae em São José do Cedro está trabalhando próximo da capacidade máxima com aumento no consumo de água.
Segundo o engenheiro Sanitarista Diego Smanhotto, o sistema funciona direto entre 22 e 23 horas diariamente para atender o consumo da cidade. Ele lembrou que recentemente o Semae inaugurou o sistema de reaproveitamento de 200 mil litros de água por dia e isso acaba desafogando o fornecimento. Contudo, o abastecimento está em alta desde novembro passado com acréscimo que se aproxima dos 15%. O engenheiro salientou que a população pode ajudar a autarquia a diminuir este período operacional fazendo o uso consciente da água.
Questionado sobre um futuro racionamento de água na cidade, Smanhotto descartou esta possibilidade devido ao bom volume de água fornecido pelo Rio das Flores em São José do Cedro. Sendo que este racionamento nem mesmo é cogitado internamente pela equipe do Samae.
Para trazer maior segurança de abastecimento na cidade, o Semae perfurou mais um poço artesiano no Bairro São Cristóvão. O engenheiro Sanitarista disse que a vazão de poço gira em torno de 35 metros cúbicos de água por hora, o que representa uma boa vazão. Os próximos passos, antes de colocar em efetivo funcionamento, a prefeitura deve trabalhar com orçamentos financeiros. Ele disse ainda que o Semae irá definir nos próximos meses quais serão os bairros atendidos pelo novo poço.
Já no interior, o Semae, por meio da prefeitura, também está dando uma atenção especial neste momento de crise hídrica. Smanhotto explicou que a equipe está trabalhando nas comunidades interioranas para colocar todos os poços artesianos em funcionamento o mais breve possível para atender a demanda.
Diego pediu a compreensão da população devido ao efetivo menor por causa das férias de alguns servidores.
Comentar pelo Facebook