cresol mobile

19.11.2023 às 22:46h - Eleição

Lula parabeniza Milei pela vitória na eleição da Argentina

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Lula parabeniza Milei pela vitória na eleição da Argentina
EVARISTO SA/AFP

Continua depois da publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para parabenizar o recém-eleito presidente da Argentina, Javier Milei. Com 89,98% das urnas apuradas, o ultraliberal obteve 55,89% dos votos, ante 44,10% do peronista de centro-esquerda Sergio Massa, o atual ministro da Economia.

"A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino, que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica", escreveu Lula no Twitter.

"Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos", acrescentou.

O estilo provocativo marcou a campanha de Milei nos últimos meses e atraiu uma parcela dos argentinos, com críticas à política tradicional e propostas radicais para enfrentar a grave crise econômica na Argentina, que registrou 142,7% de taxa de inflação em 12 meses, a maior desde 1991.

O agora eleito presidente tem em seu plano de governo propostas pouco convencionais para fazer o país prosperar, como a eliminação do Banco Central argentino e a dolarização da economia, além da adoção do ouro e de criptomoedas como padrão monetário.

Apesar de o Brasil ser o principal parceiro comercial da Argentina, Milei afirmou não ter intenção de manter boas relações com o governo de Lula, a quem chamou de corrupto, ladrão, comunista e presidiário. Vários especialistas afirmam que quem tem mais a perder é a Argentina, uma vez que o Brasil é o maior comprador de produtos argentinos.

Fonte: Portal R7

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.