19.08.2024 às 12:35h - Saúde
Cerca de cinco meses após os primeiros registros de Febre de Oropouche em Santa Catarina, 176 casos foram confirmados no Estado. Os dados são da Diretoria Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), atualizados na sexta-feira, 16.
Segundo a Dive/SC, as secretarias municipais de saúde, em conjunto com o Estado, estão desenvolvendo uma série de ações complementares para fortalecer a vigilância da doença. As ações incluem a sistematização das informações dos casos suspeitos e confirmados, coleta de vetores para levantamento entomológico e encaminhamento de amostras de outros pacientes para testagem pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC).
No final de julho, o Ministério da Saúde confirmou duas mortes por Febre Oropouche na Bahia e investiga uma morte causada pelo vírus de um paciente do Paraná, mas que teria como local de infecção Santa Catarina.
Este óbito ainda não teve a confirmação da causa pela pasta. O governo federal confirmou ao NSC Total que o paciente tinha histórico de viagem à região de Blumenau. A vítima foi diagnosticada no Paraná e a doença causou a morte do paciente também no estado vizinho.
Alto vale lidera o número de casos confirmados em SC
Luiz Alves, no Vale do Itajaí, é o município do Estado com o maior número de infectados, com 91 casos confirmados. Em seguida está Botuverá, na mesma região, com 37 casos e Schroeder, no Norte catarinense, com 11. Há casos confirmados em mais 12 cidades de Santa Catarina.
Veja as cidades com casos confirmados
Antônio Carlos – 2 casos
Benedito Novo – 1 caso
Blumenau – 10 casos
Botuverá – 37 casos
Brusque – 7 casos
Corupá – 3 casos
Guabiruba – 2 caso
Guaramirim – 1 caso
Ilhota – 6 casos
Jaraguá do Sul – 1 caso
Luiz Alves – 91 casos
São Martinho –1 caso
Schroeder – 11 casos
Tijucas – 2
Total: 191 casos
Fonte: NSC
Comentar pelo Facebook