19.06.2021 às 10:42h - Geral

Museu realiza exposição dos 95 anos de colonização

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Museu realiza exposição dos 95 anos de colonização

Objetivo é mostrar a história de Itapiranga, colonizada a partir de 1926. Conforme a diretora do Museu Comunitário Almiro Theobaldo Müller, Marlene Valk, a exposição foca na colonização dos 95 anos de Porto Novo, comemorados neste ano de 2021.

É uma maneira de homenagear os pioneiros resgatando a história e as dificuldades que passaram quando chegaram na margem do Rio Uruguai. Estão disponíveis vários instrumentos de trabalho, ferramentas que conseguiam fabricar na época com poucos recursos e matérias-primas que tinham a disposição.

Marlene chama atenção para a importância de valorizar as pessoas que contribuíram para a colonização usando poucos instrumentos de trabalho, trazidos das antigas colônias, ou até mesmo da Alemanha, a terra natal dos colonizadores.

A diretora do museu ressalta que a exposição faz referência a antiga Porto Novo, território atual de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Marlene Valk informa que a exposição em comemoração aos 95 anos de colonização de Porto Novo acontece nos meses de junho e julho.

A diretora do Museu Comunitário Almiro Theobaldo Müller informa que a exposição iniciou esta semana. Marlene Valk considera que será uma maneira de atrair público e mostrar a história de Itapiranga e municípios vizinhos.

Foto(s): Elias Teixeira/Rede Peperi/Ascom

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.