19.05.2022 às 19:31h - atualizado em 19.05.2022 às 19:44h - Saúde

Moção reforça pedido por hemocentro em São Miguel do Oeste

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Moção reforça pedido por hemocentro em São Miguel do Oeste
Cristian Lösch / Portal Peperi

Na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira, 19, os vereadores Valnir Scharnoski do PL e Zaire de Souza do PT, apresentaram uma moção, solicitando ao Governo de Santa Catarina e à Assembleia Legislativa que viabilizem esforços e investimentos para a implantação de um hemocentro em São Miguel do Oeste. Os vereadores destacam que este pedido se junta a tantos outros já realizados por entidades do município solicitando a instalação de um hemocentro.

Os autores da moção justificam que São Miguel do Oeste é uma cidade polo e conta com o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, referência para toda a microrregião no entorno. “Estimamos que mais de 100 mil habitantes compõem a população que potencialmente pode demandar atendimento no hospital regional. Além disso há no município também unidades privadas da saúde. Entretanto, o município há anos padece pela falta de uma estrutura mais adequada no que se refere à hemoterapia. São Miguel do Oeste não possui um hemocentro em que pese toda estrutura hospitalar já citada e a população que demanda atendimento”, justificam os vereadores.

Nini e Zaire citam ainda que regularmente cidadãos se deslocam até Chapecó para fazer a doação de sangue, mas segundo eles o que é um ato voluntário tornou-se até oneroso porque o município não oferece sequer o serviço de transporte. “É urgente e necessário que tenhamos um hemocentro nesta cidade para viabilizar o atendimento mais rápido e eficiente para quem precisa. Desnecessário lembrar que em se tratando de saúde muitas vezes a velocidade no atendimento pode representar a vida ou a morte”, acrescentam os autores.

A moção é destinada ao governador Carlos Moisés e ao presidente da Alesc, Moacir Sopelsa.

Foto(s): Cristian Lösch / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.