19.04.2025 às 16:16h - atualizado em 20.04.2025 às 00:18h - Geral
A cidade de Chapecó foi atingida por fortes vendavais na manhã deste sábado (19), devido ao deslocamento rápido de uma frente fria na região. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, trata-se de um tornado e atingiu principalmente áreas do norte do município. Já a Defesa Civil de Santa Catarina caracterizou a situação como um “downburst“.
De acordo com Scheuer, a formação do tornado foi favorecida por núcleos convectivos explosivos, associados ao deslocamento rápido de uma frente fria e à atuação de uma perturbação nos níveis médios da atmosfera. Além dos ventos intensos, que duraram cerca de 50 segundos, também houve chuva de granizo antes da chegada do vendaval.
A mudança no tempo em Santa Catarina já havia sido alertada por meteorologistas e pela Defesa Civil do estado.
Já segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, com base nas características observadas, trata-se de um downburst (microexplosão atmosférica). O órgão ainda afirma que a tempestade passou exatamente sobre o radar, o que pode atenuar a qualidade das informações geradas.
A Defesa Civil explica que os downbursts são caracterizados por uma intensa corrente descendente (ventos), que despencam da base da tempestade em direção à superfície, se espalhando radialmente ao atingir o solo. Os ventos nessas situações costumam ser intensos, superando os 80 – 100 km/h.
Prefeitura de Chapecó e Defesa Civil trabalham para recuperar estragos causados por tornado
A prefeitura de Chapecó se posicionou, por nota, e informou que as equipes estão trabalhando para recuperar os danos causados pelo temporal. 59 residências foram atingidas, mas não há registro de feridos ou desalojados.
Confira a nota na íntegra:
“Desde o início da manhã as equipes de várias secretarias da Prefeitura de Chapecó estão trabalhando para recuperarar os danos causados pelo temporal deste sábado.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Walter Parizotto, foram atingidas 59 residências, mas não há feridos e nem desalojados. A Defesa Civil atuou na entrega de lonas e, durante o dia, os moradores devem trabalhar nos consertos.
Há dezenas de árvores caídas, placas e um aviário destruído. A região Norte do município foi mais atingida. Tem estragos no bairro Desbravador e há bloqueios nos acessos das linhas Sarapião e Tormen. Os servidores municipais estão trabalhando na desobstrução das vias.
O prefeito João Rodrigues determinou a mobilização imediata das equipes para fazer os atendimentos necessários. A Defesa Civil também fará os laudos técnicos para o acionamento dos seguros. Quem precisar de auxílio pode ligar para o 199 da Defesa Civil, 153 da Guarda Municipal ou 193 dos Bombeiros.“
Fonte: SCC 10
Foto(s): Divulgação/ Internet
Comentar pelo Facebook