19.04.2022 às 13:55h - atualizado em 19.04.2022 às 14:03h - Geral

Apenas 2% dos notificados compareceram para manutenção de sepulturas

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Apenas 2% dos notificados compareceram para manutenção de sepulturas
Ivan Guilherme/Acervo Portal Peperi

Há uma semana a prefeitura de São José do Cedro divulgou o chamamento público para otimizar o atual espaço do cemitério municipal São José e Almas. Cerca de 73 sepulturas estão sem identificação, e caso os familiares do ente sepultado não comparecem no prazo de 30 dias, o município fará a retirada dos restos mortais que será colocada em um ossário.

Segundo o administrador Claudio Kleinibing, cerca de 2% dos notificados compareceram para fazer a retirada dos ossos até a tarde desta segunda-feira, 18. A intenção é abrir novos espaços para futuros sepultamentos tendo em vista a pequena disponibilidade do cemitério. Estão sendo consideradas abandonadas sepulturas que não possuam identificação, que não estejam recebendo manutenção, limpeza e que se encontrem em ruínas. As principais sepulturas abandonadas são de crianças que ficam próximo da entrada do cemitério. O administrador destacou que atualmente a municipalidade faz a manutenção das sepulturas, principalmente para época dos finados. As pessoas podem se deslocar diretamente no cemitério, sem necessidade de ir à prefeitura.

O espaço destinado para sepultura de crianças no cemitério São José e Almas não será alterado após a exumação dos despojos mortais. O administrador, relatou que algumas famílias questionam sobre a suposta mudança do local. Ele ainda disse que o espaço específico para sepultamento de crianças é previsto em lei, não sendo possível alterá-lo. O administrador enfatizou que o objetivo é garantir espaço para novos sepultamentos. A maioria daqueles que estão indo ao cemitério são de sepulturas em boas condições e pretendem realizar a manutenção. Ele destacou que não é este o público esperado, aguardados aqueles sendo notificados.

Kleinibing também comentou que a prefeitura está informatizando os dados visando melhorar a organização e identificação das sepulturas. Por isso, aos notificados é solicitado um documento pessoal para cadastro no sistema. Nos demais trabalhos, o administrador relatou que nas próximas semanas ocorrerá o corte de árvores nos corredores do cemitério, já outros receberão a poda.

Foto(s): Ivan Guilherme/Acervo Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.