19.04.2021 às 09:25h - atualizado em 19.04.2021 às 13:19h - Geral

Documentário Prisioneiros da Guerra tem personagem de Itapiranga

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Documentário Prisioneiros da Guerra tem personagem de Itapiranga
Arquivo/2017

Itapiranga integra o roteiro do documentário Prisioneiros da Guerra, que contextualiza eventos repressivos em todo país que ocorreram no período de 1937 a 1945.

De acordo com o diretor do documentário, Francisco Magaldi Martorano, Itapiranga foi um dos casos escolhidos para ser retratado no documentário, visto às perseguições que ocorreram na região. Ele cita como personagem central no município o colonizador Antônio Kliemann, que foi perseguido, preso e torturado.

Martorano destaca que realizava pesquisas sobre o tema e ficou surpreso com várias publicações sobre esta abordagem, incluindo de um escritor de Itapiranga. Ele aponta como referência o livro "O Retrato da Repressão", publicado pelo professor Leandro Mayer.

Segundo o diretor do documentário, o projeto é financiado pela ANCINE - Agência Nacional do Cinema e deve ser concluído nos próximos meses. Francisco Magaldi Martorano destaca que a pré-estreia será em Itapiranga. Reforça que isso já foi estabelecido no período das filmagens.

Prisioneiros da Guerra é um documentário que envolve personagens de Itapiranga e debate a polêmica para onde foram levados os prisioneiros de guerra. O diretor do documentário afirma que a história de Antônio Kliemann foi detalhada por amigos e familiares em um quadro bastante amplo do que aconteceu. Ele aponta excesso da repressão sem nenhuma regra, que envolveu 11 campos de concentração.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.