19.02.2025 às 10:43h - atualizado em 19.02.2025 às 11:04h - São Miguel do Oeste
Durante a sessão desta terça-feira, 18, da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, vereadores apresentaram pedidos destinados à Secretaria de Assistência Social. Os pedidos tratam sobre a implantação de um centro-dia da pessoa idosa e sobre a proibição de pedintes de rua.
A moção de apelo 03/2025, foi apresentada pelos vereadores Sisse Abdalla Velozo (PSD), Adilson Pandolfo (PT), Ana Flávia Moreira (PT), Cris Zanatta (PSDB) e Silvia Kuhn (MDB) solicitam à Administração Municipal que estude a viabilidade e implante um Centro-Dia da Pessoa Idosa.
Conforme os autores da moção, a implementação de um Centro-Dia da Pessoa Idosa visa a garantia de atendimento especializado à população idosa que necessita de cuidados diurnos, promovendo uma política pública efetiva de acolhimento e inclusão social. Eles apontam que o município de São Miguel do Oeste tem registrado um crescimento significativo da população idosa.
“Dados do IBGE apontam que 17,19% da população local tem 60 anos ou mais (Censo 2022). Essa proporção praticamente dobrou somente nos últimos 20 anos, e a tendência é de que continue em ascendência. Esse aumento exige que o Poder Público amplie a rede de assistência social para atender às demandas desse grupo”, justificam os vereadores.
Já a indicação Legislativa 27/2025, apresentada pelo vereador Bufo (MDB), sugere que a Prefeitura estude formas de proibir a abordagem de pedintes nos semáforos da cidade. Segundo o parlamentar, essa prática tem causado desconforto e insegurança aos motoristas.
“Diariamente, vemos pessoas pedindo dinheiro ou vendendo produtos nos semáforos. Muitos motoristas se sentem desconfortáveis ou até intimidados. Além disso, há relatos de quem foi ofendido por se recusar a contribuir”, argumenta Bufo.
Ele ressalta que campanhas beneficentes podem continuar, desde que tenham autorização da Prefeitura. O vereador também destaca que São Miguel do Oeste tem oportunidades de emprego, permitindo que as pessoas busquem outras formas de sustento.
Os pedidos foram enviados ao prefeito e ao secretário de Assistência Social para análise.
Fonte: Ascom
Comentar pelo Facebook