18.11.2021 às 14:25h - atualizado em 18.11.2021 às 14:27h - Geral
O município de São José do Cedro não possui o Plano de Contingência - Plancon - da Defesa Civil atualizado para ações de possíveis desastres naturais. O plano é estabelecido em lei e é de responsabilidade de cada município do estado elaborar este plano.
Conforme a coordenadora da Defesa Civil, Olivia Lunkes, nos próximos dias a equipe estará debatendo com a secretaria de Agricultura a elaboração do plano, além de conversar com os profissionais da Epagri que possuem maior conhecimento do perímetro rural do município. A coordenadora lembrou que apesar dos temporais na região, Cedro não foi atingido com eventos extremos. Este plano de contingência tem como finalidade auxiliar os órgãos em casos de desastres, assim oferecendo agilidade no atendimento à população. Mas para elaborar, a Defesa Civil deve realizar um levantamento de locais que já sofreram algum desastre natural ou que possam ocorrer em futuros desastres. Olivia também lembrou que o último plano de contingência é de 2018, por isso é necessário um novo levantamento de dados.
A previsão da Defesa Civil municipal é que até o início do próximo ano este plano de contingência deverá entrar em vigor. A coordenadora, Olivia Lunkes disse que depois deste plano em mãos, o órgão municipal poderá comunicar com antecedência os moradores de locais mais vulneráveis a desastres.
Entre outros, o plano também exige a definição de rotas de fuga em caso de necessidade de evacuação, além de separar a competência de cada órgão para evitar choque de obrigações. Ela relatou que a partir do próximo ano o município também deverá trabalhar este assunto com os alunos das escolas com objetivo de ensinar a importância da Defesa Civil na comunidade.
Comentar pelo Facebook