18.10.2024 às 08:42h - atualizado em 18.10.2024 às 10:10h - Esportes
O goleiro catarinense Henrique Barbieri, 24 anos, é o novo reforço do Palma Futsal, da Espanha, que é o atual bicampeão da Champions League 2024/25. Além disso, o arqueiro de Descanso.
Com passagens pela seleção brasileira, Henrique se junta ao elenco que disputará a primeira divisão espanhola, a Copa del Rey, a Copa da Espanha e a a competição continental de futsal deste ano.
— Vou ter a chance de disputar minha primeira Champions League e estou muito motivado com a oportunidade. A preparação tem sido muito boa e espero que possamos largar com o pé direito no Campeonato Espanhol — disse o goleiro.
Henrique é filho de pai e mãe goleiros (no futebol e no futsal, respectivamente) e passou a infância frequentando campos e ginásios para acompanhá-los. Desde pequeno, o garoto via seus pais com muita inspiração, o que o levou a entrar para a primeira escola de futsal aos cinco anos de idade. Desde então, passou pelos times do Bugre do Oeste e do Tubarão, antes de se transferir para o futsal espanhol em 2021.
Henrique migrou para a Espanha — um dos principais países na modalidade — para atuar pelo Noia FS, clube da segunda divisão na época e com sede em uma cidade de apenas 15 mil habitantes, aproximadamente. Logo no primeiro ano, o brasileiro foi titular e conduziu a equipe ao principal objetivo da temporada, que é a classificação para a elite do futsal espanhol, feito que conseguiram com sete rodadas de antecedência.
Seguiu vestindo a camisa do Noia FS em 2022 (desta vez na primeira divisão), quando conseguiu a classificação para os playoffs do Campeonato Espanhol – feito que só ocorreu uma outra vez na história se tratando de um clube que havia acabado de conseguir o acesso à primeira divisão.
Já na última temporada, contraiu uma pubalgia que o tirou de ação por cerca de cinco meses. Quando retornou, o Noia vinha de quatro derrotas seguidas e brigava pela permanência na primeira divisão. Porém, com o goleiro, o time conseguiu vencer dois jogos consecutivos e garantir o “passe” na elite espanhola em 2024.
Após o destaque, Henrique acertou com o Palma Futsal para a temporada 24/25. O goleiro terminou a passagem pelo Noia com o título da segunda divisão espanhola, duas Copa Galícia (22/23 e 23/24), além da primeira convocação para a seleção brasileira, pela qual conquistou o título da Liga Evolução de Futsal, em cima da Argentina.
Fonte: NSC
Foto(s): Divulgação/ CBFS
Comentar pelo Facebook