18.06.2021 às 17:09h - atualizado em 18.06.2021 às 17:18h - Geral
Estação do inverno é o tempo ideal para guardar a cana de açúcar em forma de derivados. Melado, açúcar mascavo e chimia feita no tacho estão entre os produtos mais comuns na região.
Segundo a extensionista da Epagri de Itapiranga, Alésia Lauschner, nesta época do ano a cana-de-açúcar estabiliza e atinge ponto certo para ser industrializada.
Produtores rurais utilizam a produção de melado como destaque. A extensionista cita cursos de processamento realizados no Cetresmo com participação de técnicos, agricultores e representantes de agroindústrias. Existe ainda a capacitação que permite colocar os produtos no mercado seguindo a legislação com técnicas de higiene e todas as exigências para os procedimentos de industrialização.
Alésia lembra que o melado batido é típico da região, e também ocorre a produção de chimia com várias frutas, rapadura e puxa-puxa, além de outros produtos.
A extensionista afirma que a principal dúvida é saber o ponto certo para retirar o tacho do fogo. De forma artesanal existem várias técnicas que são abordadas nos cursos da Epagri. Segundo Alésia Lauschner, a estiagem afetou o desenvolvimento da cana e com isso as plantas não cresceram no tamanho ideal.
As agroindústrias enfrentam grande dificuldade para obter matéria prima para manter a produção de acordo com a demanda. Ainda neste mês serão realizados cursos de fabricação de cachaça e licores. Em época de pandemia, são disponibilizadas poucas vagas e todas já foram preenchidas.
Comentar pelo Facebook