18.05.2025 às 10:28h - atualizado em 18.05.2025 às 17:07h - São Miguel do Oeste
A Defesa Civil realizou neste domingo, 18, simulados de desastres naturais em mais de 230 municípios de Santa Catarina. Em São Miguel do Oeste não foi diferente.
O exercício teve início por volta das 7h, na Rua Almirante Tamandaré, onde foi montado um cenário para simular uma microexplosão com queda de postes de energia e vítimas. A operação contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU, Prefeitura Municipal, Polícia Penal, Dease, Celesc e outros órgãos.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil local, Willian Lanza, as equipes receberam o chamado como se fosse uma ocorrência real, sendo mobilizadas de forma imediata para o atendimento.
Em entrevista à Peperi, Lanza disse que o objetivo é preparar as guarnições para situações reais, testando a capacidade de resposta diante de ocorrências com múltiplas vítimas, diferentes níveis de gravidade e possíveis falhas de comunicação ou energia elétrica.
Uma microexplosão climática é um fenômeno meteorológico onde uma corrente de ar forte e descendente se separa de uma nuvem de tempestade e se dirige ao solo, causando danos por ventos de alta velocidade. É o oposto de um tornado, onde o ar converge para cima, formando um redemoinho.
O exercício faz parte de uma série de ações preventivas da Defesa Civil, que busca aprimorar a atuação integrada dos órgãos em emergências e garantir maior segurança à população em casos de desastres naturais.
Foto(s): Rudinei Heinle/ Portal Peperi
Comentar pelo Facebook