18.04.2025 às 10:33h - atualizado em 18.04.2025 às 10:37h - Política

Câmara de Itajaí declara Lula “persona non grata” após perda do porto

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Câmara de Itajaí declara Lula “persona non grata” após perda do porto
Foto: Divulgação/ Internet

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou na sessão do dia 1º de abril, por 11 votos favoráveis e apenas 1 contrário, a moção de autoria do vereador Victor Nascimento (PL) que torna o presidente Lula (PT) “persona non grata” na cidade.

O principal motivo da aprovação dessa moção de repúdio ao presidente da República foi a transferência do controle do Porto de Itajaí para o Porto de Santos. Para os vereadores, isso foi um descaso com a sociedade itajaiense e um desrespeito com o Governador de Santa Catarina.

O documento diz também que “repudia o apoio a ditadores e grupos terroristas, política cambial, descontrole das contas públicas, alta de inflação e perda do poder de compra”.

A moção descreve também que “a retirada do porto da gestão municipal foi um ato de revanche política em face da vitória da Direita. O Porto de Itajaí foi o único no país com a gestão municipalizada, desde a década de 1990, trata-se de um convênio que rendeu diversos frutos para o Município, a gestão foi passada para a Autoridade Portuária de Santos (APS), ou seja, um concorrente direto aos interesses locais”.

Diante da aprovação da moção, o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, que é próximo do presidente do PT de Santa Catarina, Décio Lima, e foi indicado pelo presidente Lula para o cargo, emitiu uma nota de desagravo e defesa do presidente da República.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.