18.04.2023 às 15:00h - atualizado em 18.04.2023 às 15:01h - Política

Segurança em escolas e equipamentos para bombeiros são tema de pedidos de vereadores

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

 Segurança em escolas e equipamentos para bombeiros são tema de pedidos de vereadores
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Proposições tratando sobre ações de segurança em escolas e sobre equipamentos para o Corpo de Bombeiros foram apresentadas em sessão ordinária da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste. Os pedidos foram defendidos durante a sessão desta segunda-feira (17), realizada no plenário do Poder Legislativo. Leia mais informações a seguir.

Moção de Apelo 25/2023: Gilmar Baldissera (Gica – PP) solicita à Administração Municipal que implemente o uso do dispositivo de segurança preventiva (DSP), ou “botão do pânico” em todas as escolas e creches municipais. O vereador justifica que é dever do Poder Público proporcionar segurança aos profissionais da educação, aos colaboradores e especialmente às crianças; que o “botão do pânico” pode ser instalado em locais discretos e nos telefones celulares; que ao ser acionado, uma central de operações da área de segurança pública, ao tomar conhecimento, deslocar-se-á ao local do chamado para atendimento.

“O Poder Executivo poderá firmar convênio com o Poder Judiciário, com a Polícia Militar ou com outros órgãos no sentido de viabilizar tais medidas preventivas. Os custos para implementação destas medidas devem ser vistos como investimentos em vidas humanas”, justifica o vereador. A moção é destinada ao prefeito e à secretária municipal de Educação.

Requerimento de Informação 27/2023: Paulo Drumm (PSD) solicita informações sobre implementação de ações de segurança de escolas e creches do Município. O vereador cita o encontro realizado no dia 11 de abril entre o Município, Polícia Militar, Polícia Civil e Exército, objetivando definir ações para garantir a segurança de escolas e creches do Município. Drumm ressalta que uma das ações anunciadas são a adequação de infraestrutura, com cercamento, instalação de portões eletrônicos e demais mecanismos que possam controlar o acesso a estes ambientes. O vereador pede qual a data para o início da implementação das ações que visam garantir a segurança de escolas e creches do município. O pedido é destinado ao prefeito.

Moção 28/2023: Valnir Scharnoski (Nini – PL) e Cris Zanatta (PSDB) solicitam ao governador de Santa Catarina que analise a possibilidade de disponibilizar um helicóptero e um caminhão autoescada (escada magirus) para o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, para atendimento de ocorrências na região do Extremo-Oeste de Santa Catarina.

Os vereadores destacam que as regiões litorâneas, do Vale do Itajaí e Norte Catarinense são atendidas pelo helicóptero Arcanjo 03, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, com objetivo principal de prestar o serviço aeromédico especializado e atuando em operações de busca, resgate e salvamento.

“As regiões Oeste e Extremo-Oeste do estado não contam com igual atendimento, em que pese ser a região mais distante da Capital e sem a mesma infraestrutura para atendimentos na área da saúde”, destacam os autores da moção, que citam a necessidade de dispor desses equipamentos para atendimentos de emergência, de eventos decorrentes de acidentes domésticos, acidentes de trabalho, e do trânsito em geral, e citam o alto índice de acidentes com mortes nas rodovias da região.

O pedido é destinado ao governador Jorginho Mello.

Fonte: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Foto(s): Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.