18.01.2025 às 16:50h - Extremo Oeste
Depois do recesso de fim de ano, a Federação de Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) retoma suas atividades na próxima semana com uma série de encontros regionais para planejar as ações do ano. Ao todo, serão 16 reuniões, incluindo uma no Extremo Oeste.
Segundo o presidente da Fetaesc, Valter Dresch, o calendário de encontros começa na segunda quinzena de fevereiro, mas a data do evento em São Miguel ainda não foi definida. O objetivo é ouvir os sindicatos sobre as prioridades e desafios da agricultura familiar catarinense.
Além disso, a federação confirmou presença na edição nacional do Grito da Terra Brasil deste ano, mas deve rever a etapa estadual da mobilização. De acordo com Dresch, a manifestação em Santa Catarina perdeu força no ano passado porque o governador Jorginho Mello não dialogou com a entidade.
“Ano passado, entregamos um caderno de reivindicações ao governo, mas parece que o governador perdeu o documento”, criticou o presidente da Fetaesc.
Entre as principais pautas que a federação pretende discutir com o governo estadual estão a ampliação da energia elétrica trifásica para as propriedades rurais, a melhoria da cobertura de internet no campo e o fortalecimento das escolas rurais.
Dresch ressaltou que essas demandas são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar em Santa Catarina.
Comentar pelo Facebook