17.11.2021 às 14:33h - Geral
Os produtores de gado leiteiro de São José do Cedro estão se preparando para uma queda na demanda de leite com a chegada do verão.
O veterinário da Coopacep, Márcio Gozzi relatou que neste período é normal ser registrado baixo consumo, como também nos preços. Ele disse que assim como outros produtos, o leite também tem o período com maior demanda, porém, ele lembrou que nos últimos dois ou três anos o consumo se manteve num patamar alto durante este período.
O veterinário comentou que o valor pago por litro de leite manteve praticamente o mesmo nos últimos anos, já o preço dos insumos tiveram alta expressiva. Isso está preocupando os produtores de gado leiteiro. Gozzi citou os insumos como ração, mineral, milho e principalmente o fertilizante registraram alta de até 150%, já o preço pago pelo litro de leite não acompanhou esta mesma alta. Ele relatou que alguns agricultores que possuem outras atividades no campo têm deixado a produção de leite por causa disso.
Apesar disso, os jovens produtores ou aqueles que fizeram um alto investimento na propriedade tem conseguido comercializar o leite para cobrir os custos, e permanecido na propriedade. O veterinário Márcio Gozzi também destacou que a oferta e procura tem sido responsável pelos preços praticados na região extremo-oeste.
O veterinário disse que a expectativa do setor é um aumento na demanda de grãos no próximo ano, o que consequentemente diminui o preço de produção. Sendo que assim eleva o lucro do produtor.
Foto(s): Marcio Gozzi
Comentar pelo Facebook