17.10.2021 às 11:57h - Geral
O município de Palma Sola/SC, tem pouco mais de sete mil habitantes o que não torna obrigatório o Plano Diretor, que é apenas para cidades com mais de 20 mil habitantes, mas mesmo assim o governo municipal optou por ter um Plano Diretor.
A Empresa Urbannus, vencedora da licitação é responsável pela elaboração do Plano em Palma Sola. Marco Aurélio Bissani é arquiteto e urbanista explica que essa é uma maneira da administração se organizar e definir como deve ser o crescimento da cidade e do interior para os próximos 20 anos. Essa primeira etapa foi para saber as sugestões e opiniões dos munícipes, de como gostariam de ver a organização de Palma Sola. O plano vai conter ainda normas para construções, loteamentos, infraestrutura pública e serviços como saúde e educação, sempre olhando o lado ambiental.
O profissional explica que objetivo do plano diretor é garantir um crescimento organizado. Na primeira audiência pública foram discutidos cinco temas: desenvolvimento urbano e territorial, infraestrutura, serviços públicos, ambiental e cultural histórico.
Os próximos encontros estão organizados para acontecer entre os dias 25 e 29, quatro na cidade e cinco no interior.
Por sua vez o prefeito Cleomar Mantelli, o Kiko, disse que foram mais de três horas debatendo e explicando como deve ser elaborado o novo Plano Diretor. A audiência contou com expressiva participação do público. O prefeito destacou que este plano deve alinhar o município para as próximas administrações. Ele ainda lembrou que a elaboração do Plano Diretor iniciou há alguns meses no município e tem prazo de dez meses para ser concluída.
Já a assessora de gestão e planejamento da prefeitura Izabel Vissotto, ressaltou a importância da participação das pessoas para a construção do Plano Diretor. Ela frisa que as próximas reuniões para discutir o Plano Diretor em Palma Sola, serão feitas de forma descentralizada, para oportunizar um maior envolvimento da população. Pede para que as pessoas participem, pois é a partir dessas reuniões que serão identificadas as necessidades de cada comunidade.
Foto(s): Alex Frare / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook