17.09.2025 às 16:09h - Santa Catarina
No Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado nesta quarta-feira, 17, Santa Catarina reforça o compromisso com um atendimento mais seguro e qualificado, especialmente para recém-nascidos e crianças. O estado ocupa a primeira colocação no ranking nacional de avaliação da cultura de segurança hospitalar, segundo a Anvisa.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente (CESP), promove ao longo de setembro uma série de ações, como webpalestras e capacitações internas, voltadas a profissionais de saúde. A ideia é envolver toda a rede no fortalecimento de boas práticas, principalmente na área obstétrica.
"As complicações em recém-nascidos estão, muitas vezes, ligadas às complicações na saúde materna. É por isso que investir em toda a linha de cuidado é essencial", explica Adrielly Nunes, coordenadora da CESP.
Neste ano, o tema proposto pela Organização Mundial da Saúde é “Segurança do paciente desde o início!”, chamando atenção para os riscos que envolvem os cuidados inseguros nos primeiros momentos de vida.
Outro destaque de Santa Catarina é o resultado na Avaliação de Práticas em Hospitais com UTI, 92% dos hospitais convidados participaram da pesquisa. Para a SES, esses índices refletem o comprometimento das equipes e da gestão com a qualidade do atendimento prestado pelo SUS.
As inscrições para a próxima Avaliação da Cultura de Segurança nos Hospitais seguem abertas até 31 de dezembro.
Fonte: Governo de Santa Catarina
Comentar pelo Facebook