17.09.2021 às 17:06h - Geral
Falta de conselheiros exigem contratação imediata de novos representantes. Devido a desistências dos Conselheiros Tutelares de São João do Oeste, o município terá que fazer eleição extra e renovar o grupo de pessoas que trabalha em prol de garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
O edital foi lançado nesta quinta-feira, 16, e prevê inscrições até 30 de setembro, na prefeitura. Conforme o presidente do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cristiano Grasel, o funcionamento do conselho tutelar estabelece cinco integrantes titulares e cinco suplentes.
No momento o município possui apenas uma pessoa no cargo e por isso a necessidade de realizar novas eleições para quatro vagas de titular e cinco suplentes. O Edital prevê eleições em três de novembro.
A eleição extra não inclui voto da população. O Presidente do CMDCA, Cristiano Grasel, destaca que o fato de ser um mandado tampão até 2024, a eleição será indireta sem a participação popular e também não terá prova de capacitação técnica para os candidatos a vaga.
Os conselheiros serão escolhidos por votos dos membros titulares e suplentes do CMDCA. Os quatro mais votados assumem de imediato e ainda será estabelecida a lista de suplentes. Os eleitos também irão passar por capacitação técnica para desempenharem suas funções no conselho.
Cristiano Grasel avalia que o problema enfrentado por São João do Oeste é semelhante ao constatado em outros municípios da região que também enfrentam dificuldades para manter os conselheiros.
Comentar pelo Facebook