17.09.2021 às 17:13h - Geral

Ameosc reforça apoio ao movimento Pró-ponte em Itapiranga

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Ameosc reforça apoio ao movimento Pró-ponte em Itapiranga

Uma grande comitiva realizou encontro nesta semana na sede da Famurs, em Porto Alegre.

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul é mais uma entidade aliada na reivindicação. A região Extremo Oeste de Santa Catarina teve presença com representantes da Facisc e Assemit, além do presidente da Ameosc, prefeito de Princesa, Edilson Volkweis.

Na reunião na sede da Famurs, teve um debate sobre as metas do Movimento Pró-ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Barra do Guarita a Itapiranga. O encontro reuniu os prefeitos de Derrubadas, Braga, Chiapetta, Três Passos, Tenente Portela, Boa Vista do Buricá, Inhacorá e de Barra do Guarita, que tem o prefeito Rodrigo Locatelli na coordenação do Movimento Pró-ponte. Também esteve presente o presidente da Famurs, Eduardo Bonotto.

Conforme o presidente da Ameosc, Edilson Volkweis, o apoio de entidades como Facisc e Assemit é importante para definir novas ações e estratégias para o Movimento Pró-ponte, ligando Barra do Guarita a Itapiranga.

O desafio agora é buscar apoio federal com audiência com o Ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas. De acordo com Volkweis, vários parlamentares catarinenses e gaúchos estão empenhados em dar sequencia ao projeto.

A comissão também já conta com apoio em Brasília, a partir da mobilização dos senadores Jorginho Mello e Dário Berger. Segundo o presidente da Ameosc, este trabalho ganha força pela seriedade que está sendo conduzido com envolvimento de entidades e autoridades responsáveis.

Projeto da ponte sobre o Rio Uruguai em Itapiranga ainda enfrenta problemas com a SC 163. O presidente da Ameosc, prefeito de Princesa Edilson Volkweis lembra que o governo federal não aceitou receber a rodovia nas péssimas condições que se encontra. A Ameosc acompanha o processo de levantamento de dados para i projeto de recuperação da SC 163 de Itapiranga a São Miguel do Oeste.

Volkweis lembra que foi cogitado para a Ameosc conduzir os trabalhos, porém devido ao alto valor, a proposta não foi aceita. Ele afirma que a secretaria de infraestrutura de Santa Catarina possui recursos disponíveis para o investimento necessário na total recuperação da SC 163.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.