17.08.2024 às 08:48h - Santa Catarina
As eleições municipais de 2024 terão a maior proporção de mulheres candidatas a prefeituras de Santa Catarina dos últimos 24 anos. Das candidaturas registradas para o cargo máximo do Executivo municipal, 14% são de mulheres.
Apesar de ser a maior proporção, e o maior número absoluto (120 candidaturas femininas), desde as eleições de 2000, está longe de refletir o eleitorado catarinense, que tem 2,9 milhões de eleitoras mulheres, 52% das pessoas aptas a votar.
Segundo o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 832 pedidos de candidaturas a prefeito feitas para as eleições 2024, 120 são de mulheres, contra 712 de homens. Em 2020, foram 98 candidatas à prefeitura, 11% do total de candidaturas.
Para Daniel Pinheiro, professor de Administração Pública e coordenador do programa de extensão Educação e Cultura Política da Udesc Esag, é importante que as candidaturas existentes não sejam silenciosas, ou seja, só para cumprir cota. As cotas, aliás, existem para aumentar, mesmo que minimamente, a representatividade feminina.
— Elas existem para que mulheres sejam incentivadas a ocupar lugares mais altos, para que, no futuro, isso seja normal, que existam tantas candidaturas de mulheres quanto de homens — diz o professor de administração pública Daniel Pinheiro, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Fonte: NSC
Comentar pelo Facebook