17.08.2024 às 19:12h - atualizado em 19.08.2024 às 05:41h - Esportes
Utilizando reservas, pensando no duelo contra o Fluminense pela Libertadores, o Grêmio foi derrotado na tarde deste sábado pelo Bahia por 2 a 0. O Tricolor foi vitimado pela “lei do ex”, proporcionada pelos dois gols feitos por Thaciano, que vestiu a camisa gremista em temporadas anteriores.
O próximo confronto do tricolor gaúcho é contra o Fluminense, pela Libertadores, no dia 20. Já o time baiano pega o Botafogo no dia 25, pelo Brasileirão.
Domínio baiano e fragilidade tricolor
O tricolor escalado com time reserva, poupando os titulares para o confronto pela Libertadores, parecia armado para o contra-ataque. O time de Renato estava com as linhas bastante recuadas. Logo aos 7 Minutos, Everton Ribeiro caiu sozinho enquanto tinha a bola e permitiu que Aravena saísse em contra-ataque. O meia achou Nathan Fernandes na corrida, mas o ponta bateu para longe do gol. O time baiano trocava passe na intermediária do ataque, mas não conseguia penetrar a defesa do time gaúcho. Nesse cenário, Caio Alexandre experimentou de longe e causou apreensão no Jaconi, já que o chute passou perto da trave direita de Caíque.
Pelo menos três outras jogadas muito semelhantes foram espalhadas pelo time visitante: Caio Alexandre bateu mais duas, e serviu Cauly em outra. Mas nenhuma delas levava perigo. O Grêmio escapou em poucas jogadas, visando a velocidade de atletas como Nathan Fernandes e Aravena. Contudo, nenhuma das jogadas prosperou, sempre terminando em roubadas de bola da defesa adversária.
Aos 27 minutos, o cenário estava claramente diferente, com uma jogada representando o cenário. Everton Ribeiro acha grande passe, Cauly tabela com Everaldo e o atacante saiu cara a cara com Caíque. Sorte do Grêmio é que o chute de Everaldo bateu na trave oposta e Fábio tirou, sem querer querendo, para escanteio. Agora o Bahia dominava todas as jogadas, e o tricolor quase não tocava na bola.
A segunda finalização do tricolor saiu apenas aos 35 minutos, com um desvio sem direção de Du Queiroz, depois de cruzamento de Fábio. O volante ainda conseguiu outra finalização de longe depois de respirada do Grêmio, mas que também não resultou em gol. Muito participativo, o meia roubou e disparou em contra-ataque, mas ficou sem opção de passe, já que seus companheiros não dispararam na mesma velocidade, e precisou recomeçar com os zagueiros.
Já no fim da primeira etapa, Everton Ribeiro achou bom passe para Everaldo que, livre pela direita, fez grande cruzamento. Thaciano, que vinha apagado na partida, adiantou a marcação de Fábio e chegou testando para o gol, sem chances para Caíque. Ex-jogador do Grêmio não comemorou o gol marcado, que assinalou 1 a 0 para o Bahia no placar.
Grêmio muda, mas o Bahia marca novamente
Entradas de Gustavo Nunes e Nathan Pescador surtem efeito, já que é, eu primeiro toque o ponta fez boa jogada pela ponta, mas não achou ninguém no cruzamento. A partida voltou mais emocionante, com o tricolor conseguindo se desvencilhar do domínio do adversário. Já aos sete minutos, Monsalve recebeu na entrada da área e bateu cruzado, mas pegou mal e mandou para longe do gol. A atuação do meia, que já caiu nas graças da torcida, subiu de patamar na segunda etapa, já que o meia conseguiu encaixar diversos passes para seus companheiros, e mesmo chutes a gol.
A segunda etapa foi uma outra partida, com o Bahia tendo que correr atrás do tricolor, para tentar manter pelo menos parte do domínio que teve anteriormente. As linhas mais baixas do Bahia davam espaço para o ataque gaúcho. Aos 20 Minutos, o goleiro Marcos Felipe fez milagre depois de chute à queima roupa de Nathan Pescador, que arrematou depois de perde e ganhar na área.
Mas justamente no melhor momento do Tricolor na partida, Thaciano marcou mais um de cabeça e sacramentou o resultado. Em cobrança de escanteio, o meia ex-Grêmio subiu bem no espaço deixado pela defesa e desviou para o gol; 2 x 0 para o Bahia. Renato passou a lançar o time a frente com as entradas de Cristaldo, Soteldo e Arezzo, mas sem sucesso no ataque.
O Tricolor passou a jogar ainda mais para o ataque, mas sem mudar o resultado. De Pena, ex-Inter, ainda poderia ter ajudado, quando deu passe ruim para a defesa e Arezzo roubou. o atacante mandou um foguete para o gol, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 42, ainda deu tempo de outro susto para o torcedor do Grêmio: O ataque puxado pelo Bahia resultou em finalização à queima roupa para o gol, mas Caíque salvou no reflexo. De qualquer forma, o resultado já estava sacramentado e o Tricolor saiu da partida sem pontos somados, jogando a responsabilidade para a partida do fim de semana contra o Fluminense pela Libertadores.
Fonte: Correio do Povo
Comentar pelo Facebook