17.06.2020 às 07:33h - atualizado em 17.06.2020 às 07:35h - Política
Os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de proposições pedindo providências quando à infraestrutura, à melhoria na iluminação pública, à sinalização de trânsito, o corte de árvores e o pedido de adiamento do prazo de execução de passeios públicos. Confira abaixo mais informações sobre as proposições, apresentadas em sessão ordinária realizada por videoconferência nesta terça-feira, 16.
Cláudio Barp (PSD) solicita a implantação de lâmpadas de LED na iluminação pública da Rua Amazonas, entre a Avenida Willy Barth e a Rua Goiás, e na Rua Goiás, entre as ruas Amazonas e São Cristóvão, que dão acesso ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, no Bairro Andreatta.
Barp justifica que as lâmpadas de LED são a escolha mais ecologicamente correta, com maior luminosidade e menor custo. “O investimento nesse tipo de lâmpada é maior, mas a diferença no valor compensa com a economia de energia elétrica e os benefícios ao meio ambiente”, ressalta o vereador. Ele lembra que os moradores destas ruas sofrem com a precária iluminação. O pedido será enviado ao prefeito e ao secretário municipal de Urbanismo.
LOMBADAS
Vanirto Conrad (PDT) solicita à Administração Municipal que estude a viabilidade de implantar duas lombadas físicas ou lombofaixas na Rua 22 de Abril, no Bairro São Luiz. O pedido é que estes redutores de velocidade sejam instalados nos entroncamentos com a Rua Columbia e com a Rua Edmundo Regert.
“Esta é uma solicitação dos moradores da Rua 22 de Abril, preocupados com o risco de acidentes. Com a implantação do asfalto, a tendência é aumentar a velocidade dos veículos. Com esta lombada ou lombofaixa, diminuirá muito este risco”, justifica Vanirto. O vereador lembra ainda que a rua possui grande fluxo de veículos, pois dá acesso ao IFSC.
O pedido será enviado ao prefeito e à presidente do Cotrasmo.
SINALIZAÇÃO
José Giovenardi (PL) solicita melhorias nas placas de sinalização localizadas no entorno da Escola de Educação Básica São João Batista, no Bairro Agostini. O vereador justifica que os arredores da escola estão pouco sinalizados, e que há histórico de acidentes por má sinalização. Giovenardi lembra ainda que próximo à Escola São João Batista há também outras instituições de ensino com grande fluxo de estudantes, como o Senai, a Unoesc e a CEI Criança Feliz. “Aguardamos que o Poder Executivo atenda essa reivindicação e tome providências imediatas para garantir a segurança e melhor qualidade de vida de nossos munícipes”, acrescenta o vereador.
PASSEIOS PÚBLICOS
Vagner Passos (PSL) solicita adiamento do prazo de adequação dos passeios públicos no Centro de São Miguel do Oeste. O vereador pede que o prazo para o Centro da cidade seja o mesmo concedido aos bairros, que é de 31 de dezembro de 2021. Vagner pede ainda que as notificações entregues aos moradores do Centro sejam suspensas.
O vereador justifica que no município já é possível sentir os reflexos da pandemia da covid-19 na economia. “Há empresas paradas, outras reduzindo e encerrando as atividades. Desta forma, muitos perderam seus empregos, os quais garantiam o bem-estar da família”, lamenta o vereador. Vagner cita que outros vereadores já solicitaram este adiamento ainda este ano, mas que em razão da importância e da urgência, reforça o pedido. “As famílias que estão sofrendo com a economia terão um tempo maior para se organizar e cumprir com as exigências de adequação”, acrescenta. O pedido será enviado ao prefeito.
PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA
Elias Araújo (PSD) solicita à Administração Municipal que estude a viabilidade de implantar pavimentação asfáltica ou calçamento na Rua Eduardo João Agostini, no cruzamento com a Rua Marcos David Dalla Costa. O vereador lembra que ao longo da Rua Eduardo João Agostini há uma parte calçada com pedras irregulares, outra parte com asfalto, e um pequeno trajeto não pavimentado. Elias solicita a pavimentação desse trecho. O pedido será enviado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
CALÇAMENTO
Maria Tereza Capra (PT) solicita à Administração Municipal que providencie os reparos necessários para a recuperação do calçamento na Rua Loureiro da Silva, no Bairro Estrela. “Devido à falta de manutenção e o fluxo de veículos, muitas pedras do calçamento se soltaram; em alguns pontos há desnivelamentos e afundamento da pista, que com o passar do tempo, se não houver os reparos necessários, aumentarão de tamanho”, aponta a vereadora. O pedido será enviado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
CORTE DE GALHOS E ÁRVORES
Odemar Marques (PDT) solicita a derrubada de quatro árvores da espécie eucalipto e o corte de um galho que fica acima do telhado de uma moradia no entroncamento das ruas Vitor Meireles e Pedro Álvares Cabral, no Bairro Estrela. O vereador pede que o pedido seja resolvido com a máxima urgência, por ser “um problema assustador e muito perigoso para os moradores ao redor”.
Odemar Marques aponta que no pátio de uma moradia, no alto de um barranco, devem ser derrubados quatro pés de eucaliptos “com altura gigantesca”, na Rua Vitor Meireles, 236. Já na esquina com a Rua Pedro Álvares Cabral, na mesma rua, ele sugere o corte de “um galho muito grande e pesado acima do telhado da moradia”. O pedido será enviado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
Comentar pelo Facebook