17.03.2020 às 11:05h - atualizado em 17.03.2020 às 11:09h - Estiagem

Estiagem preocupa abastecimento de água em 10 municípios

Márcia Macoski

Por: Márcia Macoski Campo Erê - SC

Estiagem preocupa abastecimento de água em 10 municípios

Devido à estiagem que afeta a Região Oeste do Estado, a CASAN solicita aos moradores de Águas Frias, Anchieta, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Iporã do Oeste, Jaborá, Palma Sola, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Seara que economizem ao máximo o consumo de água tratada.

Essas 10 cidades estão em estado de alerta, pois desde o Carnaval não há registro de chuva suficiente para reforçar os mananciais.

Em Águas Frias o abastecimento já se encontra comprometido. Em Dionísio Cerqueira a Companhia teve de reduzir a vazão captada, mas o abastecimento ainda não foi afetado. A Barragem Cambuí, em São Miguel do Oeste, está com nível extremamente baixo, e em Seara o poço que serve de principal manancial à cidade está próximo de seu limite.

“Estamos realizando inúmeras manobras operacionais e aumentando a vazão onde é possível, mas somente com a colaboração dos moradores dessas 10 cidades será possível ultrapassar este período de estiagem com transtornos reduzidos”, diz o engenheiro Daniel Scharf, Superintendente Regional do Oeste.

Em Campo Erê, o gerente da Casan Arenor Wagner, diz que o nível do rio caiu 30%. Ele orienta que a população evite o desperdício, não lave calçadas nem carros, até voltar ao normal.

Algumas medidas já foram tomadas, reduzido vazão em 7 litros por segundo.

Diminuído a produção em 28 mil litros/hora e aumentado as horas trabalhadas para tentar compensar a diminuição.

O normal seria 78 mil litros/hora e caiu para 50 mil litros/hora.

Esse procedimento foi necessário, para evitar uma perda maior de produção de água.

Foto(s): Casan Campo Erê

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.