17.01.2025 às 21:17h - Santa Catarina
As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina ao longo desta quinta, 16, e sexta feira, 17, deixaram 13 cidades catarinenses em situação de emergência, além de uma morte e mais de 880 pessoas fora de casa, entre desabrigados e desalojados.
Os temporais causaram alagamentos, deslizamentos e interditaram rodovias levando ao decreto de situação de emergência nos municípios de: Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, Itapema, São José, Palhoça, Gaspar e São Pedro de Alcântara.
O decreto de emergência permite tomada rápida de decisões para prestar a assistência necessária à população, com o emprego de equipes de apoio e aquisição de materiais e equipamentos para solucionar os problemas causados pela tempestade.
Por enquanto, há o registro de somente uma morte, de um pescador conhecido na região da Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, cujo corpo foi encontrado nesta sexta-feira (17). Ele tinha desaparecido na quinta-feira, 16, após sair de casa para verificar sua embarcação na praia, conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
De acordo com a Defesa Civil estadual, o número de desabrigados já chega a mais de mil, na tarde desta sexta-feira, 17. Outras 1.305 pessoas estão desalojadas e os números são atualizados e sobem a todo o momento.
O maior volume de chuvas foi registrado em Biguaçu, com 434,8 milímetros em 48 horas. O prefeito Salmir da Silva, decretou situação de emergência devido aos estragos provocados por alagamentos, deslizamentos e quedas de muros em diferentes pontos, conforme a Defesa Civil. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura atua na recuperação dos estragos provocados pelo alto volume de água.
Na sequência, vem Florianópolis com 375,6 mm de chuva nos últimos dois dias. A Capital enfrentou dois dias de muitos problemas no trânsito, com ocorrências no Centro, no bairro João Paulo, em Santo Antônio de Lisboa, no bairro Sambaqui e no Rio Vermelho, na quinta-feira e várias ruas alagadas ou interditadas ao longo desta sexta no Sul da Ilha e no Centro. O decreto de situação de emergência foi publicado por volta das 21h30min de quinta-feira.
São José registrou 357,1 mm em 48 horas e decretou situação de emergência na manhã desta sexta-feira (17). Durante a manhã, havia pontos de transbordamento do Rio Maruim com água invadindo ruas.
Já Governador Celso Ramos, outro município da Grande Florianópolis, decretou situação de emergência em documento assinado pelo prefeito Marcos Henrique da Silva. O CBMSC emitiu um comunicado sobre o alto volume de ocorrências relacionadas às chuvas especialmente nesta região. A maioria dos chamados vêm com relatos de pessoas ilhadas.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook