17.01.2022 às 16:33h - atualizado em 17.01.2022 às 17:05h - Geral
Identificação dos focos ocorre com o trabalho de vistoria realizada por agentes de endemias.
Conforme o agente de Itapiranga, Altair da Silva, o número é considerado preocupante nos primeiros dias do ano. A confirmação ocorreu através de análise realizada.
Ele destaca que Itapiranga possui 25 armadilhas espalhadas que são verificadas uma vez por semana. Com o número expressivo de focos encontrados, o agente de endemias chama a atenção para os cuidados que devem ser tomados por todos os moradores.
Conforme o Agente de Endemias, o mosquito está se proliferando mesmo com as poucas chuvas registradas. O problema, conforme ele, está em materiais improvisados que os moradores utilizam para a coleta da água da chuva e até mesmo deixando caixas se água abertas. Além disso, em épocas de calor como a que estamos vivendo, muitas pessoas acabam improvisando piscinas e não realizam o tratamento adequado da água parada.
O Agente de Endemias chama atenção que o setor identificou um grande aumento de mosquitos que encontram facilidade de reprodução. Ele chama a atenção que o número pode ser ainda maior se for contabilizar os focos vistoriados fora de armadilhas, a exemplo de residências.
Conforme ele, o calor gera condições climáticas favoráveis ao mosquito e desperta um maior alerta para a população manter terrenos limpos e verificar se existe água parada.
Até o momento não há confirmações de infecção humana.
Comentar pelo Facebook