16.11.2021 às 17:31h - Geral
Uma das únicas de toda a região, a ETA - Estação de Tratamento de Água é uma conquista para o prefeito Cleomar Mantelli – o Kiko. Já faz alguns meses que a obra está concluída e fornecendo água potável para mais de 55 famílias da Linha Brasil e arredores, mas devido restrições da pandemia não havia sido inaugurada oficialmente. Kiko, contou que as famílias esperavam há mais de 20 anos, pela água potável encanada em suas casas. Não foi fácil, relembrou o prefeito: “Foi um trabalho incansável da administração em busca de recursos que pudesse viabilizar essa construção”, concluiu o chefe do executivo.
Os trâmites para construção da ETA iniciaram no plano de governo de 2017. Esse era um sonho antigo, disse o prefeito kiko. Ele e o vice-prefeito da época, Moacir Sansigolo, queriam atender os anseios dos agricultores que já vinham sofrendo há muitos anos com a falta de abastecimento de água. Inclusive, ressaltou o prefeito, as crianças que frequentavam a escola tinham que levar água potável de casa, pois a que tinha não era boa para beber. Por isso, kiko e Moacir, colocaram como prioridade a construção da ETA, que hoje é realidade e serve de modelo para outros municípios e estados, que já estiveram visitando e conhecendo a funcionalidade da ETA.
A Estação de Tratamento de Água trata aproximadamente 15 mil litros por dia. A informação é de Vitória De Leon – Engenheira Ambiental da prefeitura de Palma Sola. Hoje a ETA atende 56 famílias e tem possibilidade de ampliação para comunidades lindeiras. A Estação de Tratamento está localizada na Linha Brasil ao lado da Igreja Católica. Em comodato a igreja juntamente com Vilson Taufer, cedeu o terreno para a instalação da ETA. Á água é captada de dois açudes, do Taufer e do Carlos Dal Prá.
A ETA de Palma Sola conta com laboratório de análise, dois floculadores, um decantador, um tanque pulmão e uma caixa de água de 100 mil litros. Além disso, a ETA, tem duas casas de bombeamento para captação de água. Vitória acrescenta que a Estação de Tratamento de Água da Linha Brasil conta com operador. Paulo Klein, é o servidor designado para desempenhar os trabalhos diários da ETA.
Foto(s): Márcia Macoski / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook