16.10.2021 às 09:33h - atualizado em 16.10.2021 às 09:36h - Geral

Depois de 48 horas fronteira continua fechada; veja os possíveis impasses

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Depois de 48 horas fronteira continua fechada; veja os possíveis impasses
Misiones Online

O governo argentino não comunicou oficialmente a abertura da fronteira entre Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira. O que estava previsto para reabrir em 48 horas, foi adiado mais uma vez pela Argentina.

Segundo o site El Territorio, que obteve acesso a informação, a nova previsão para a reabertura ficou para a próxima semana. Na terça-feira (12), Feriado Nacional aqui no Brasil, o protocolo para receber turistas estava recebendo os últimos ajustes para a reabertura. O motivo que pode explicar a não comunicação oficial por parte do Chefe de Gabinete argentino, Juan Manzur, pode ser a uma viagem, de última hora, que o Chefe necessitou fazer. A assinatura dos processos administrativos já foi realizada pelas autoridades argentinas, segundo o comunicado dos órgãos nacionais.

A fronteira entre Posadas e Encarnación também segue fechada devido a algum impasse atravessado pelo administrativo. A expectativa era que ainda esta sexta-feira (15) a fronteira seria reaberta, tendo em vista que ambos os governos acordaram sobre o assunto, mas nada aconteceu.

O site El Territorio ainda relatou que o governo argentino não estava contente com a baixa adesão de turistas na passagem sobre a ponte Tancredo Neves, em Foz do Iguaçu/PR. O site afirmou que depois de três semanas da reabertura, aquilo que era esperado não se cumpriu. Como os comerciantes na fronteira em Dionísio Cerqueira esperam ter aumento nas vendas com a reabertura da aduana, essa previsão também era dos empresários no Paraná.

Cerca de cem brasileiros estão usando a travessia da fronteira pela ponte Tancredo Neves, o que é muito abaixo das 890 pessoas por dia liberadas pelo governo. Essa baixa adesão pode ser explicada com o alto custo do teste de PCR no Brasil que pode chegar a R$ 150 por pessoa. Por isso, o governo de Misiones estuda distribuir este teste gratuitamente para os turistas brasileiros.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.