16.09.2025 às 11:02h - atualizado em 16.09.2025 às 11:10h - Turismo
A região Extremo Oeste avança em projeto de turismo para desenvolver o setor de forma conjunta. O planejamento envolve capacitações e diversas oportunidades. Há dois meses um turismólogo foi contratado para auxiliar os 19 municípios com orientações estratégicas de desenvolvimento.
São seis cidades que estão no mapa do turismo brasileiro, sendo Descanso, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Palma Sola, São Miguel do Oeste e Itapiranga. Os municípios podem receber incentivos federais para a atividade. Conforme o Turismólogo da Ameosc, Jacson Basso, o potencial da região é muito grande, com o trabalho a longo prazo. “Existem pontos de melhoria, especialmente no transporte dos visitantes” disse.
De acordo com Jacson Basso, as estradas turísticas, a sinalização em vias rurais e as rodovias da região, como a SC-163 e BR-282, são pontos que devem receber atenção especial. Ocorrem conversas com o Ministério do Turismo e com a Secretaria de Estado de Turismo para identificar soluções para os principais problemas. São necessárias adequações entre municípios e formação de parcerias com setores público e privado.
O Turismólogo defende ainda que nas trocas de governos municipais, os projetos de turismo sejam continuados. “Cada município está em um nível de desenvolvimento. Por exemplos, municípios que já tiveram rotas turísticas estruturas há alguns anos, e em consequência de pandemia e troca de governo, foram paradas. A gente alerta para que quando isso acontecer, trocar o governo, os projetos sejam continuados, que apresentem para a nova gestão dar andamento” menciona.
Segundo Jacson Basso, a Ameosc projeta o lançamento da marca “Caminhos da Fronteira” para o mês de novembro, ainda sem definição de data e local do evento. Existe a ideia também de promover estudos técnicos para apresentar dados a potenciais investimentos na região.
Comentar pelo Facebook