16.08.2024 às 10:54h - atualizado em 16.08.2024 às 13:52h - Saúde

Pai orienta sobre cuidados com o diagnóstico de retinoblastoma

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Pai orienta sobre cuidados com o diagnóstico de retinoblastoma
Foto: Ilustrativa/Internet

O pequeno Emanuel, de apenas quatro meses, foi diagnosticado com um tumor extremamente raro no olho. Conforme o Pai, Eduardo Baumgarten, o alerta surgiu em uma consulta de rotina com uma pediatra. Ele menciona que foi detectado algo diferente no olho do bebê, que foi encaminhado a um oftalmologista. O menino foi enviado para Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, conhecido como GRAACC, em São Paulo.

Ele explica que recebeu ajuda da ONG “De olho nos olhinhos”, fundada pelo apresentador Tiago Leifert. Segundo o Pai, as expectativas são positivas, pois o Emanuel está realizando exames e consultas e tem o tratamento marcado. Eduardo Baumgarten destaca que o diagnostico rápido foi fundamental para definir a estratégia de tratamento.

Retinoblastoma pode ter como consequencia a retirada do olho. A doença é considerada rara, com apenas 400 casos por ano no Brasil. O diagnóstico rápido possibilita ter melhor controle da gravidade da doença. O pai explica que Emanuel irá realizar exames de fundo de olho e uma ressonância, para saber quais partes estão afetadas.

De acordo com Baumgarten, muitos pais descobrem a doença em seus filhos quando está em estágio avançado, tornando complexo o tratamento. O problema de Emanuel foi detectado em uma consulta que todos os recém-nascidos deveriam fazer. Ele cita ainda a ajuda da Secretaria de Saúde de Itapiranga, que encaminhou rapidamente o pedido para o Instituto.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.