16.05.2024 às 09:18h - atualizado em 16.05.2024 às 15:49h - Morte
Com mais de 600 pessoas diagnosticadas com Dengue em 2024, o município de Mondaí confirmou no início da tarde desta quarta feira,15, a primeira morte pela doença.
Conforme o Coordenador do Programa de Endemias de Mondaí, Felipe Ludwig, trata-se de um masculino de 90 anos e que já possuía outras comorbidades.
Os casos de Dengue em Mondaí foram se confirmando desde o início do mês de fevereiro e foram crescendo durante os meses de março e abril. Os casos diários foram diminuindo nas últimas semanas. Para o Coordenador do Programa de Endemias, Felipe Ludwig, como a Dengue é uma doença sazonal, o número de casos deve seguir diminuindo, com previsão de término do ciclo no início do mês de junho.
Mesmo com a estabilização dos casos, o responsável pelas Endemias de Mondai Felipe Ludwig pede para que a população continue contribuindo para evitar novos focos. Segundo Ludwig, o setor continua intensificando o trabalho de combate ao mosquito com a eliminação de focos numa parceria com o Estado, repetindo a aplicação de inseticida através do conhecido fumacê.
Outra preocupação, é com a notificação de casos. Felipe Ludwig orienta aos munícipes que apresentarem sintomas, para que se dirijam até a Unidade de Saúde do município para buscar avaliação médica e investigar a situação.
A primeira epidemia de Dengue em Mondai ocorreu em 2022, com um número recorde de 2.880 casos diagnosticados. Já no ano de 2023, não houve epidemia, sendo registrados apenas 10 casos de Dengue.
Conforme o Coordenador do Programa de Combate da Endemias de Mondai Felipe Ludwig, essas diferenças nos números de casos de ano para ano, podem ser explicadas da seguinte forma: Quando um surto de Dengue é registrado, muitas pessoas acabam contraindo a doença e no ano seguinte esse número diminui, em virtude das pessoas criarem uma maior imunidade contra a doença, o que diminui também a transmissão do vírus.
Comentar pelo Facebook