16.05.2021 às 14:26h - Geral

Abuso sexual contra crianças e adolescentes representa 20% dos atendimentos do setor social

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Abuso sexual contra crianças e adolescentes representa 20% dos atendimentos do setor social
Divulgação

No próximo dia 18, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta data serve para conscientização da sociedade quanto a gravidade da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Conforme a assistente social de São José do Cedro, Paula Schaffer, há duas categorias que caracteriza abuso sexual, sendo a violência intrafamiliar e extrafamiliar. A assistente explicou que a intrafamiliar acontece quando um pai, mãe, avô, tio ou outro membro familiar praticam o ato contra a criança ou adolescente. Já a categoria extrafamiliar ocorre quando algum amigo, vizinho conhecido ou não família pratica abuso contra o menor.

Paula salientou que a violência sexual não se caracteriza apenas através do ato, mas também pelo comercialização de pornografia infantil, além de voyeurismo, que é a observação das partes íntimas das pessoas. Ela comentou outras formas de abusos.

Conforme a assistente social, Paula Schaffer, aproximadamente 20% dos casos acompanhados pela secretaria, é de violência sexual contra menores em São José do Cedro. Segundo ela, a maioria dos casos atendidos são cometidos pelos familiares das vítimas e por pessoas conhecidas da família. A assistente explicou ainda que as equipes realizam o acompanhamento e orientação destes casos.

Paula destacou que é importante denunciar estes casos pelos meios de contato disponibilizados, como o Disque 100 ou para a Polícia Civil no 181. Todas as denúncias podem ser feitas anonimamente.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.