16.04.2025 às 15:31h - São Miguel do Oeste

Semana Santa tem programação especial da Igreja Católica em São Miguel do Oeste

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Semana Santa tem programação especial da Igreja Católica em São Miguel do Oeste
Foto: Divulgação/ Ascom

A comunidade católica de São Miguel do Oeste está vivendo a Semana Santa com uma programação organizada pela Paróquia São Miguel Arcanjo. As celebrações começaram no último domingo com a tradicional Procissão de Ramos, marcada também pela coleta da Campanha da Fraternidade.

Segundo o pároco da paróquia, padre Cleto Stülp, os próximos dias terão uma série de momentos importantes para os fiéis. Nesta quarta-feira, 16, acontece a celebração da Bênção dos Óleos na cidade de Seara, com a presença do bispo e de todos os padres da agora Arquidiocese de Chapecó. Na ocasião, serão abençoados os óleos do Batismo, da Crisma e dos Enfermos, e os sacerdotes renovam suas promessas.

A partir de quinta-feira, 17, começa o Tríduo Pascal nas comunidades da região. Na igreja São Miguel Arcanjo, a programação inicia às 19h com a cerimônia do Lava-Pés, seguida da missa e adoração ao Santíssimo.

Na sexta-feira Santa, 18, pela manhã, haverá atendimento de confissões com o padre Tivandrieu. Às 15h, será proclamada a Paixão e Morte de Jesus Cristo, com destaque para a frase marcante, "Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito".

A Vigília Pascal será celebrada no sábado, 19, à noite. A cerimônia começa em frente à igreja, com uma fogueira representando a luz de Cristo. A celebração tem quatro momentos: o da luz, o da palavra (com cinco leituras bíblicas que resumem a história da salvação), o da água (renovação das promessas batismais) e a Eucaristia.

Por fim, no domingo, 20, será celebrada a Páscoa da Ressurreição, marcando a vitória da vida sobre a morte. “Os discípulos viram o túmulo vazio e acreditaram que ele ressuscitou”, reforçou o padre Cleto.

A expectativa de público é positiva, segundo o pároco. “Ontem mesmo tivemos uma celebração com bênção da saúde às duas da tarde e a igreja estava quase cheia, principalmente com idosos, enfermos e familiares”, relatou.

O padre também comentou sobre o sentido da Semana Santa. “Enquanto alguns aproveitam o feriadão para fazer turismo, esse é um tempo de renovar a fé, valorizar o compromisso com a comunidade e refletir sobre o verdadeiro significado da Páscoa”, concluiu.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.