16.03.2023 às 09:46h - atualizado em 16.03.2023 às 16:00h - Geral
O Peperi Entrevista conversou com o Conselheiro Herneus De Nadal, novo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina para o biênio 2023-2025. Nadal assumiu o cargo no dia 13 do mês passado. No programa de ontem, Herneus falou sobre as metas e objetivo a frente do TCE e destacou a importância da participação do cidadão na tarefa de fiscalização. Ele comentou que o tribunal é órgão de controle dos recursos públicos e é legítimo e saudável que a sociedade questione onde os agentes públicos e políticos empregam o dinheiro de que é de todos. Herneus afirmou que pretende transformar o TCE no Tribunal da Governança Pública, ampliando a cobrança sobre o estado, prefeituras e outros espaços públicos.
Um dos principais trabalhos do TCE neste primeiro semestre será o levantamento detalhado das obras rodoviárias e dos convênios e contratos em execução no Estado. O presidente do TCE Herneus De Nadal anunciou que o tribunal também vai buscar explicações para a suspensão de obras e dos repasses de recursos pelo Executivo para as prefeituras. Herneus explicou que o tribunal é um órgão de fiscalização que também pode agir preventivamente para assegurar a correta aplicação dos recursos públicos.
O tribunal de contas vai promover a partir do mês que vem uma série de encontros no interior de Santa Catarina, começando por São Miguel do Oeste. O presidente do TCE, Herneus De Nadal disse que a primeira edição do “TCE em Movimento” será no extremo-oeste na primeira semana do mês de abril. O objetivo é conversar com acadêmicos de Direito, advogados, entidades civis, conselhos municipais e gestores públicos. Herneus explicou que a intenção é sentir como estão sendo entregues as ações públicas e aproximar o tribunal da sociedade. A data do encontro de São Miguel do Oeste deve ser definida nos próximos dias pelo órgão.
Comentar pelo Facebook