15.11.2024 às 15:32h - atualizado em 15.11.2024 às 21:35h - Saúde

Nutricionista destaca importância de cuidados com alimentação de diabéticos

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

 Nutricionista destaca importância de cuidados com alimentação de diabéticos
Foto: Ilustrativa

A Rede Estadual de Ensino mantém um cardápio especial para alunos com esta patologia. Conforme a Nutricionista da Coordenadoria Regional da Educação, Valeska Pietrobelli, 14 de novembro é celebrado como data de ações no controle de diabetes desde 1991.

Ela menciona que o Programa Nacional de Alimentação Escolar visa fortalecer as práticas alimentares saudáveis dos alunos. O cardápio é preparado visando atender as necessidades nutricionais e alimentação de qualidade de acordo com as demandas. Segundo Valeska, são disponibilizados alimentos específicos para alunos portadores de patologia da diabetes.

Tudo é feito de acordo com a Necessidade Alimentar Especial, elaborado de acordo com cada faixa etária respeitando as necessidades nutricionais de carboidratos, proteínas e lipídios. Ela lembra que a Regional de Educação possui vários modelos de ensino, incluindo escolas com aula em tempo integral.

Nestes casos os alunos diabéticos possuem cardápio especifico, como exemplo o arroz integral e cuidados com o controle da presença de açúcar na alimentação. Valeska Pietrobelli observa que os pais possuem liberdade para aceitar ou não está alimentação especial, porém todos os alunos com diabetes que frequentam a rede estadual de ensino possuem direito a esta alimentação adequada.

Em casa as pessoas com diabetes também precisam ter cuidados especiais com uma alimentação adequada. De acordo com a Nutricionista da Coordenadoria Regional da Educação, Valeska Pietrobelli, o cardápio deve ser diversificado com foco em alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, sendo essencial reduzir alimentos ultra processados.

Valeska pondera que eventualmente é possível consumir alimentos industrializados sem causar problemas para a saúde. Segundo a Nutricionista, 20 a cada 100 mil crianças podem desenvolver esta doença, principalmente na idade entre 10 e 14 anos. Valeska Pietrobelli afirma que hábitos saudáveis podem prevenir. Também chama atenção para a importância de cuidar com a realização de exames para acompanhar qualquer alteração.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.