15.11.2024 às 13:54h - atualizado em 15.11.2024 às 21:36h - Cultura
Mais de 50 profissionais e acadêmicos estarão presentes no quarto Encontro Internacional de História desta sexta-feira, 15, até domingo, 17. O evento envolve os municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Os principais debates históricos vão ocorrer em Itapiranga. Conforme um dos coordenadores, o escritor e historiador, Douglas Franzen, foram vários meses de preparação para viabilizar este evento, inédito para o município.
A partir das 9h ocorreu a recepção na igreja matriz São Pedro Canísio, com visita de estudos e café na comunidade Kolping. A programação prossegue na tarde desta sexta-feira, na UCEFF com painéis temáticos. A partir das 18h30 terá abertura oficial na Sociedade Imigrantes, que contará com apresentações culturais e uma conferência sobre os 200 anos de imigração alemã para o Brasil.
Douglas Franzen afirma que além do debate amplo sobre colonização e a história da região, o Encontro Internacional também é uma forma de divulgação dos municípios, especialmente em questões de turismo. Cita que estarão presentes caravanas de várias regiões com público que vai movimentar o comércio de forma geral, em especial setores de hospedagem e alimentação.
Franzen chama atenção para presença de profissionais da Universidade Federal de Santa Maria, além de professores e historiadores da Argentina e Uruguai. O evento já visa também as comemorações para o centenário de Porto Novo, que ocorre em 2026. O Professor avalia que Itapiranga está preparada para receber os visitantes.
Conforme o historiador, Douglas Franzen, são pessoas que buscam compreender o processo de formação da região. Ele menciona que o evento irá valorizar a história, com personalidades marcantes e alunos de diversas localidades. Franzen cita ainda que o encontro demonstra os costumes de Itapiranga, promovendo as festividades e as tradições. A programação conta com visitas a comunidades do interior. No sábado, durante a manhã, ocorre uma visita de estudos na escola de Sede Capela.
À tarde, os participantes visitam São João do Oeste. Serão realizadas apresentações culturais e visitas de estudos na cidade e em linha Cristo Rei. O evento retorna para a Sociedade Imigrantes na noite de sábado, com conversas e palestras sobre o povoamento e o passado da região Sul. Durante o domingo, os encontros se concentram no Centro Histórico Germânico, com mesas de conversa debatendo os arquivos locais de Porto Novo.
Comentar pelo Facebook