15.10.2021 às 10:52h - atualizado em 15.10.2021 às 11:39h - Geral

Procon de SMOeste alerta para cuidados com compras pela internet

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Procon de SMOeste alerta para cuidados com compras pela internet
Foto Arq. Marcos de Lima/ Portal Peperi

Desde o começo da pandemia da Covid-19 as compras via internet aumentaram significativamente. A informação é da diretora do Procon de São Miguel do Oeste, Analu Valandro. De acordo com ela, é fundamental que os consumidores redobrem os cuidados para evitar aborrecimentos futuros.

Conforme ela, nessa época do ano as promoções aumentam e os cuidados devem ser ainda maiores, principalmente na hora de pagamentos por boletos. Outro fator importante que deve ser observado pelas pessoas é em relação ao site que está sendo realizada a compra.

Analu afirmou que aquisições realizadas em sites duvidosos geram prejuízos aos clientes e dificilmente o Procon consegue reverter a situação. Ela destacou que é de extrema importância que as pessoas pesquisem informações importantes, como por exemplo, número do CNPJ da empresa, se ela possui reclamações no Procon e se ela possui endereço físico. Outro detalhe é conferir se o preço final que será pago é o mesmo que consta no anúncio do produto a ser comprado.

A diretora alertou que o consumidor também precisa ter atenção em relação ao boleto emitido. Ela citou o cuidado com a verificação se o boleto bancário está sendo emitido pela empresa vendedora e se o mesmo está em nome do consumidor. O documento também precisa estar em nome de pessoa jurídica e não física. Em casos de boletos falsificados a orientação é realizar um boletim de ocorrência, porém, o valor pago raras vezes é recuperado por parte do consumidor.

Analu lembrou que tanto o Procon de São Miguel do Oeste quanto o órgão estadual possuem uma relação extensa de empresas que devem ser evitadas pelos consumidores. Ela comentou que elas estão inseridas nesse contexto visto o alto número de reclamações existentes contra elas. Ela pontuou ainda que no caso de compras pela internet, o consumidor tem sete dias a contar do recebimento do produto para devolver o mesmo e ter o dinheiro de volta.

A profissional frisou que dúvidas podem ser sanadas através do telefone 3631-2093 ou através do email, [email protected].

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