15.10.2021 às 14:57h - atualizado em 15.10.2021 às 15:05h - Agricultura

Chuva ameniza efeitos da estiagem na região, mas afeta colheita do trigo, afirma Epagri

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Chuva ameniza efeitos da estiagem na região, mas afeta colheita do trigo, afirma Epagri
Foto: Marcos de Lima / Portal Peperi

Após um longo período de seca, que se estendeu por quase dois anos, agora é a chuva com volumes concentrados que preocupa os agricultores do estado. Se por um lado a chuva era muito esperada, o volume registrado pode afetar o andamento da colheita das lavouras de trigo e o plantio da soja. Na Região Extremo Oeste de Santa Catarina, a atuação de áreas de instabilidade provocou chuva intensa e até a formação de temporais. Entre os acumulados municípios da região tiveram até a manhã desta sexta-feira, 15, índices superiores a 150mm de chuva.


Segundo o gerente regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Sidinei Simon, a chuva no contexto de reserva de água é muito boa pois, melhora os níveis do lençol freático, que abastece as nascentes dos rios, tendo em vista que a previsão para os próximos períodos é para que ocorra diminuição da chuva para o Extremo Oeste.

Simon salienta que na primavera do ano passado não houve chuvas expressivas, e consequentemente o lençol freático ficou abaixo dos níveis normais, e foi necessário medidas para a amenizar a estiagem, como por exemplo o transporte de água para as propriedades.

Por outro lado, Simon, comenta que o excesso de precipitações neste momento vem afetando a colheita das culturas de inverno como o trigo que já representa uma grande perda. Ele enfatiza que o grão já apresenta perda na qualidade e consequentemente o produtor pode enfrentar outro obstáculo, a redução do preço pago pelo produto.

Além do trigo as culturas de arroz e soja também enfrentam dificuldades em razão da chuva das últimas semanas.

Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.