15.09.2022 às 17:12h - atualizado em 15.09.2022 às 23:38h - Geral
A luta de mais 40 anos do Movimento dos Atingidos por Barragens na região de Itapiranga vai virar filme. A informação é da Jornalista e Documentarista, Ilka Goldschmidt.
O trabalho iniciou há dois anos e ainda está em fase de pesquisa e visitas a personagens do MAB que lutam contra a construção de barragens no Rio Uruguai e afluentes. Ela é diretora, produtora e roteirista da Margot Filmes e cita aprovação do projeto no Prêmio Edital Catarinense de Cinema para a produção de um filme sobre a resistência a estas grandes obras de impacto ao meio ambiente e questões culturais.
De acordo com Ilka, o momento é de pré-produção do filme com o roteiro sendo estabelecido com personagens que fazem parte desta história.
Serão alguns meses de captação de imagens em Itapiranga, Mondaí e outros municípios envolvidos na luta contra barragens no Rio Uruguai. Ilka Goldschmidt chama atenção que o documentário depende muito de arquivos de pessoas que tenham registros fotográficos, reportagens e situações que possam contribuir com a produção de momentos marcantes desta luta.
De acordo com Ilka, a meta é entregar a produção no segundo semestre de 2023. Segundo a Documentarista, o MAB tem contribuído com informações relevantes que visam a produção de documentário para enaltecer o movimento que é referência nacional por ter obtido sucesso em suas reivindicações.
Comentar pelo Facebook