cresol mobile

15.09.2021 às 10:33h - Saúde

Departamento de IST/Aids e hepatites virais realiza testagem na população

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Departamento de IST/Aids e hepatites virais realiza testagem na população
Imagem Ilustrativa

Continua depois da publicidade

O Departamento de IST/Aids e hepatites virais da secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste realizou durante todo o mês de agosto uma campanha de testagem na população em geral. A informação é da enfermeira e coordenadora do local, Juliana Pinheiro.

De acordo com ela, os exames foram referentes às hepatites B e C e também para HIV e Sífilis. Conforme ela, a ação contou com uma boa participação da comunidade local, onde 185 exames foram realizados ao longo da campanha.

Segundo Juliana, do total de exames realizados, ao menos sete apresentaram alteração, sendo cinco para sífilis, um para HIV e um para hepatite C. Ela afirmou que o diagnóstico precoce é de extrema importância para que a doença seja tratada desde o começo, evitando possíveis complicações futuras.

Ela destacou que o departamento realiza exames de segunda a sexta-feira entre 7h30 e 10h e das 14h às 16h. Juliana Pinheiro explicou que o resultado sai em apenas 20 minutos e o paciente não precisa estar em jejum.

A profissional lembrou que todas as unidades básicas de Saúde de São Miguel do Oeste também realizam os exames das doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais. Ela comentou que todo o procedimento é ofertado pelo SUS, sendo totalmente gratuito.

Ela disse que os moradores estão cada vez mais procurando realizar os exames como forma de prevenção. Juliana Pinheiro avaliou essa procura como positiva em todos os aspectos e reforçou a importância do cuidado com a saúde sexual e com relação às hepatites virais.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.