cresol mobile

15.09.2020 às 12:49h - Educação

IDEB: Estado melhora nota no ensino médio, mas recua no ensino fundamental

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

IDEB: Estado melhora nota no ensino médio, mas recua no ensino fundamental
Marcos de Lima / Portal Peperi

Continua depois da publicidade

Maior trunfo de Santa Catarina nas últimas duas décadas, o desempenho do ensino fundamental deixou um pouco a desejar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado na manhã desta terça-feira, 15, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação. Em contrapartida, o ensino médio melhorou a nota e dá sinais de reação no Estado.

O Ideb é o principal indicador de avaliação da educação básica no Brasil e considera a nota obtida pelos alunos nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, aplicadas a cada dois anos, e nos índices de aprovação das turmas.

Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano), o Ideb de Santa Catarina foi de 6,5 na média geral, considerando escolas da rede pública e privada. Empatado com com Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal, o Estado tem a segunda melhor nota do país e repete o conceito obtido em 2017. Santa Catarina atinge em 2019 exatamente a meta proposta pelo Ministério da Educação quando criou o índice, em 2005.

Quando consideradas apenas as escolas públicas, a nota de Santa Catarina foi de 6,3. Empatado com Minas Gerais e Ceará, o Estado registrou a terceira melhor nota, a mesma obtida na avaliação de 2017. Entretanto, em comparação com aquele ano, o Estado caiu uma posição no ranking.

Ao olhar apenas as redes estaduais, o Ideb 2019 dos anos iniciais de SC foi de 5,9, apenas a 8ª melhor do país. O Estado teve redução de 0,1 ponto na nota em relação a 2017 e caiu uma posição no ranking.

O Inep ainda não divulgou detalhes das notas para as redes municipais, que nessa etapa de ensino é responsável pela maior parte dos alunos de Santa Catarina. Mas o órgão adianta que das 262 cidades avaliadas, 192 obtiveram nota acima de 6,0.

Nos anos finais do ensino fundamental, Santa Catarina obteve a nota 5,1 na média geral, que compreende redes pública e privada, mas ficou longe de cumprir a meta de 6,0 projetada para 2019. SC está em 4º lugar, empatada o com Distrito Federal. O Estado recuou duas posições em relação a 2017. Em 2015, nessa mesma etapa, chegou a ficar em primeiro no país.

A nota do Ideb 2019 recuou 0,1 em relação a 2017 e alcançou o mesmo patamar atingido em 2015. Santa Catarina e Mato Grosso foram os únicos que pioraram a nota nessa etapa.

Fonte: NSC Total

Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.